“Um coração aberto ao mundo inteiro” é tema da quinta live sobre a encíclica Fratelli Tutti, nesta terça-feira (3)

Nesta terça-feira, 3 de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a quarta edição da live que tem aprofundado a recente encíclica do Papa Francisco, a Fratelli Tutti.

O bate papo acontece a partir das 17h, nas redes sociais da Conferência. O tema desta edição é “Um coração aberto ao mundo inteiro”.

A live será mediada pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista. Os convidados são o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri e o secretário-executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski. A mediação será feita pelo secretário-executivo de campanhas da CNBB, padre Patrick Samuel Batista.

O quarto capítulo da encíclica Fratelli Tutti é dedicado ao “Um coração aberto ao mundo inteiro”: com as suas “vidas dilaceradas”, em fuga das guerras, perseguições, catástrofes naturais, traficantes sem escrúpulos, arrancados das suas comunidades de origem, os migrantes devem ser acolhidos, protegidos, promovidos e integrados. Neste capítulo, o Papa destaca o justo equilíbrio entre a proteção dos direitos dos cidadãos e a garantia de acolhimento e assistência aos migrantes.

“Nos países destinatários, o justo equilíbrio será entre a proteção dos direitos dos cidadãos e a garantia de acolhimento e assistência aos migrantes (38-40). Especificamente, o Papa aponta algumas “respostas indispensáveis” especialmente para aqueles que fogem de “graves crises humanitárias”: incrementar e simplificar a concessão de vistos; abrir corredores humanitários; oferecer alojamento, segurança e serviços essenciais; oferecer possibilidade de trabalho e formação; favorecer a reunificação familiar; proteger os menores; garantir a liberdade religiosa. O que é necessário acima de tudo” – lê-se no documento -, é uma legislação (go­vernance) global para as migrações que inicie projetos a longo prazo, indo além das emergências individuais, em nome de um desenvolvimento solidário de todos os povos (129-132)”.

Acompanhe a live pelas redes sociais da CNBB:

Facebook

Twitter

Youtube

Com informações: Vatican News

O post “Um coração aberto ao mundo inteiro” é tema da quinta live sobre a encíclica Fratelli Tutti, nesta terça-feira (3) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.