Tempos tenebrosos

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

 

Paira uma desconfiança generalizada na vida de muitas pessoas. Parece perda de confiança num futuro promissor. A fonte disso está nos acontecimentos legados pela nova cultura. Muito de negativo que presenciamos é fruto de conduta irresponsável e sem compromisso concreto com a dignidade da pessoa humana no seu todo. É inconcebível conviver com atitudes egoístas e gananciosas.

O sentido verdadeiro da vida só pode ser encontrado em Deus. Para Jesus, a felicidade significa acolher de forma fraterna as pessoas necessitadas e ir ao encontro do pobre. O contrário disso é causar dor e sofrimento para as pessoas. Os fracos têm medo dos fortes que agem “passando por cima de todo mundo”. O Reino de Deus não é de quem causa tempos tenebrosos e medo nos outros.

A estabilidade que a pessoa consegue ter na vida depende de sua confiança em Deus e da sabedoria humana. Mas de uma sabedoria que realiza o bem da comunidade e da pessoa humana, porque ela pode ser usada para maquinar práticas que causam o mal, deixando rastros de tenebrosidade. A humanidade não pode viver na confusão, na insegurança e refém de critérios impositores.

Diante de catástrofes ambientais, o mundo precisa repensar a sua história. Ele não pode continuar sendo de destruição. Talvez pudéssemos pensar numa carência na formação da consciência responsável e aberta ao verdadeiro desenvolvimento. Já foi dito pelo Papa Paulo VI, em 1967, que “o verdadeiro desenvolvimento é o novo nome da paz”. Falta paz quando há insegurança e feridas na história.

A vida humana precisa ter sentido. Para quem tem fé em Deus, o sentido está na ressurreição. A ressurreição de Jesus Cristo foi a culminância do projeto salvador na história da humanidade. A prática de Jesus gera em seus discípulos uma sensação concreta de esperança, superando todo tipo de insegurança. As dicas que Ele apresenta estão contidas nas bem-aventuranças (Lc 6,20-26).

As injustiças precisam ser denunciadas, porque causam violência. É fundamental a existência de leis rígidas para assegurar a prática da justiça, trazer mais conforto e segurança para as pessoas e superar a crescente deterioração das relações humanas. Pesa sobre as autoridades do país, dos Estados e Municípios criar mecanismos que assegurem confiança e confortável tranquilidade para o povo.

 

O post Tempos tenebrosos apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.