Tempo de penitência

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

 

Dentro de nossas reflexões quaresmais, um tema sempre constante é o da penitência durante este tempo. Nós olhamos como tempo de conversão e a importância de voltarmos nossas vidas para o Senhor que nos salva. Assim nos preparamos para a grande Celebração do Mistério da sagrada Morte Paixão e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na história da Igreja, a tradição apostólica sempre valorizou as práticas penitencias, basta recordar os santos penitentes, por exemplo, São Francisco de Assis, o poverello é um mestre que nos ensina sobre a importância da oração e penitência quaresmal.

Nosso povo cristão sempre viveu a Quaresma, com profundo sentido de penitência. A penitência quaresmal está ligado às várias modalidades e práticas de reconciliação do homem com Deus, consigo mesmo e com o mundo.

Penitencia vem do Latim poenitentìa, cujo sentido evoca arrependimento, compunção, pesar e contrição, porém da raiz hebraica, significa retornar. Podemos então dizer que penitência é uma busca constante de conversão, isto é, retornar ao convívio de Deus, o Pai Misericordioso que sempre se compadece de nós, por seu amor.

A conversão não é um evento que acontece de uma vez por todas, nem algo que nos garante para o futuro. Ela é uma busca constante e que se renova sempre.

A conversão é um retorno perene a Deus, é por isso que no Antigo Testamento os profetas, especialmente Amós e Oséias, são chamados de profetas penitentes.

Eis aqui o grito do profeta; volte para Deus, volte ao relacionamento. Penitência significa rejeição de “supérfluo e da inutilidade”, para uma vida de relacionamento, único e verdadeiro com Jesus Cristo.

Em nossos dias, certamente, a Penitência parece estar “fora de moda”, isso porque nossa civilização ocidental tem todos os meios para incitar outros interesses como por exemplo o consumo, em favor da economia. E para fazer o progresso dos negócios, é necessário convencer as pessoas de que o uso intenso e excessivo de mercadorias, essa lógica de consumo material, o fará feliz!

Para onde isso tudo isso se encaminha? Aqueles que se recusam a deixar-se cegar pela propaganda veem como a exaltação do bem-estar. Nosso “desenvolvimento” imediato é baseado na miséria dos outros e prepara os conflitos do amanhã.

A própria ideia de penitência não é saudável, afirmam alguns propagandistas de ideologias modernas. É um sinal de regressão. Impede o desenvolvimento do homem, sua busca pela felicidade.

Sem dúvida há um tipo de penitência que pode matar, aniquilar o homem; aquele nascido de um sentimento de culpa doentio diante de um Deus visto como um juiz estrito e intransigente, quase ciumento da felicidade humana.

Mas esse sentimento é, na verdade, o outro lado do livre desencadeamento dos instintos, nesse sentido, podemos dizer que os extremos, em certo sentido, são desagradáveis diante da dimensão mais sagrada da fé cristã. A verdadeira penitência cristã, portanto, não é negativa, é libertação!

A penitência é a resposta ao chamado para viver verdadeiramente, não para acumular bens, mas para experimentar o encontro com o outro e, através destes, redescobrir a face de Deus. É a partida para a estrada do deserto, que é um caminho para a liberdade interior.

A tradição apostólica nos ensina que a penitência é uma prática da piedade cristã, muito valorizada pela Igreja, desde as suas origens. Ainda hoje, apesar dos desafios, a Igreja continua revivendo e atualizando estas práticas penitenciais de modo profético. Assim, a Igreja nos oferece uma visão precisa do homem em sua frágil e humana natureza, poderíamos dizer uma antropologia adequada da natureza humana e cristã.

Essa antropologia coloca o homem diante de suas três origens –  Deus, em primeiro lugar, o cosmos e a sociedade, convidando o homem a crescer e restabelecer constantemente os laços autênticos de relação com cada um deles.

É necessário saber conectar as práticas de penitência com a Eucaristia celebrada no dia do Senhor, da qual seu jejum, esmola e oração encontram seu significado mais autêntico e profundo.

Os sinais penitenciais na vida cristã, são em primeiro lugar “atos de fé”, a abertura a Deus, e pertencem à Igreja como tal que, em preparação para a celebração da Páscoa, quer recordar aos fiéis a necessidade de proceder a uma jornada séria de conversão.

São Francisco de Assis, há mais de 800 anos atrás, escreveu uma carta com instruções de penitência, ficou conhecido na história como A Carta de São Francisco aos Fiéis; no primeiro capítulo do tratado, Francisco de Assis fala dos efeitos positivos da união com Deus pela oração e da necessidade de fazer penitência.

A leitura deste tratado espiritual chama imediatamente a atenção para o valor da penitência cristã na vida dos fiéis, para Francisco de Assis o elemento principal é o relacionamento, estar em relação com alguém. Isto é, com Deus, consigo mesmo e com o mundo numa comunhão de fraterna cosmovisão.

Nós não contemplamos Deus como um “motor imóvel”, como uma entidade, para ser estático; Deus se relaciona conosco e nós com Ele, eis aqui o dinamismo mais perfeito da nossa fé cristã.

Até mesmo a atração extraordinária que Francisco vive em direção a Jesus Cristo pode ser resumida com esta palavra; “estar-em-relação-com”, tanto que a obediência franciscana é obediência ao Evangelho.

O Evangelho é a própria vida de Jesus, portanto obediência é seguir no relacionamento com uma pessoa, com quem se tem um encontro tão próximo, como diz Paulo “Não sou quem vivo é Cristo que vive em mim” (cf.  Gálatas 2,20).

É por isso que Francisco de Assis aparece como a alma apaixonada pela Palavra de Deus. Ele foi um seguidor fiel da verdade verdadeira que é Cristo.

Hoje falamos muito de valores, mas valores são impessoais, Cristo é pessoal. Se tivéssemos que escolher entre verdade e Cristo, com certeza escolheríamos sempre a Cristo.

Podemos colorir a verdade de muitas maneiras, até podemos colorir nossa própria verdade, mas Jesus Cristo não a colore de forma alguma, Ele é a verdade verdadeira.

Francisco estava claro que tudo o que não era um relacionamento com Deus não o queria nem para si nem para os seus irmãos. Para viver autenticamente essa relação com Deus, Francisco escolhe o caminho da penitência.

Para viver a união com Deus devemos abrir espaço dentro de nós e eliminar tudo o que não é necessário. Fazer penitência, portanto, significa afugentar coisas inúteis, a penitência aqui tem um valor positivo.

Fazer penitência é dar lugar a Cristo, a fim de que Ele preenche nosso vazio, nossa sede de amor e plenitude. Absolutamente, o aspecto meritório cai porque penitência, descobrimos, que tem um valor relacional.

A Penitencia Cristã é o jejum perfumado do Evangelho. São Francisco de Assis não percebe que está fazendo penitência, porém, era chamado de “homem penitente” de Assis, e porque não dizer, o homem feliz de Assis!

A Penitência é um ato de Amor e liberdade, é a contribuição que dou à graça de Deus para que possa ser realizada e expandida em mim, tanto que não há santo na Igreja que não seja penitente.

A penitência reacende em nós a energia do Cristo Ressuscitado. Fazer penitência, no entanto, requer método, já que não é um movimento espontâneo da natureza; depois do pecado original, o homem inclina-se mais para a acomodação, para a satisfação de seus instintos; daí a necessidade de uma certa disciplina.

Penitência e misticismo andam juntos, ascetismo e amor nunca são um sem o outro, mas na verdade parece que a penitência tem a função de proteger e guardar a vida dos infortúnios deste mundo.

São Francisco de Assis ao se dirigir aos fiéis, primeiro os convida à penitencia, exorta os cristãos à santidade de vida, abrindo espaço para Cristo. Tão belo seria este mundo se vivêssemos um pouco a exemplo do que foi são Francisco de Assis em seu século! Uma presença de Deus que iluminou o mundo.

Hoje este mundo que anda nas trevas do ódio, da ganância, do egoísmo, vem em nossa mente a figura do Poverello de Assis, o mundo tem saudade do testemunho eloquente do irmão Francisco de Assis.

A penitencia nos coloca a caminho e em relacionamento com o Divino, é o caminho da santidade de vida, é um retorno constante a Deus através do relacionamento íntimo que se dá por meio da escuta da palavra, dos sacramentos, da partilha do pão, e sobre tudo, do amor a Deus e aos irmãos.

Aqui está o sacerdócio comum dos fiéis, o serviço da caridade e a vida de santidade. Nós nos santificamos cumprindo bem o nosso papel de cristãos batizados. A verdadeira reforma do mundo se dará através pela santidade.

Para santificar o mundo, precisamos antes de tudo, santificar a nós mesmos. O mundo é o lugar onde Deus nos colocou; amar o lugar onde Deus nos enviou é um sinal do seu amor, porque o Senhor nos chama para santificar esse lugar através do amor e da penitencia cristã.

Peçamos ao Senhor, que Ele que nos ajude a viver este tempo precioso da Quaresma, em atitude e disponibilidade para a oração, jejum e caridade, e cultivar a piedade e penitencia como caminho de conversão e santidade de vida.

 

 

O post Tempo de penitência apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.