Solenidade da Ascensão do Senhor – Dia das Comunicações Sociais

Dom Adimir Antonio Mazali
Bispo de Erexim (RS)

 

            Prezados irmãos e irmãs que acompanham Voz da Diocese, nossa saudação de paz e alegria em nosso ano jubilar da diocese: 50 anos a serviço da fé e da vida.

            Celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor e acolhemos o mandato missionário de Jesus em anunciar o Evangelho a todos os povos. Também celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais que propõe como tema: “Vinde ver”.

            A liturgia desta solenidade nos leva a refletir sobre o último encontro de Jesus com seus discípulos, ajudando-os a vencer o medo, a insegurança e o desânimo e enviando-os em missão para anunciar o Evangelho e todo o projeto de salvação operado por Ele: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”! Jesus lhes fala sobre os sinais que os acompanharão na missão e na vida daqueles que acreditarem no Evangelho. Depois desse momento, Jesus sobe aos céus para sentar-se à direita de Deus Pai. Mas de junto do Pai, Jesus continua a confirmar seus discípulos diante dos homens em tudo aquilo que realizam.

            A primeira leitura segue a mesma linha de pensamento do Evangelho, onde Lucas nos Atos dos Apóstolos apresenta o período em que Jesus apareceu aos Apóstolos após a sua ressurreição, a promessa do Espírito Santo e sua despedida subindo em seguida, diante deles, aos céus. Daqui por diante, eles continuarão a mesma missão de Jesus, pois para isso foram enviados.

            Na segunda leitura, São Paulo apresenta à comunidade de Éfeso, uma súplica. Pede que Deus abra seus corações para acolher as graças “daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus”.

            Com isso, a solenidade de hoje coloca-nos na perspectiva missionária. Jesus que anunciou o Evangelho, formou os seus discípulos, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, confiou aos homens e mulheres de todos os tempos a missão de fazer conhecer seus ensinamentos e sua missão, em todos os cantos da terra. Cabe a nós, discípulos missionários seus, levar adiante esta grande tarefa na confiança de que Jesus estará sempre conosco: “Ide! Eis que estarei convosco todos os dias, até os confins da terra”.

            Cristo conta conosco e permanece no meio de nós a fim de que, realizando fielmente nossa missão, participemos de sua glória.

            Junto a esta mensagem da liturgia, trazemos presente o Dia Mundial das Comunicações Sociais, no qual o papa Francisco nos diz que “é preciso gastar a sola dos sapatos” para olhar mais profundamente a realidade que nos cerca, pois é no encontro com as pessoas que se pode verificar as situações emergentes.

            A comunicação tem um papel importante para despertar a fé cristã; para comunicá-la aos demais de forma direta e não apenas naquilo que se ouviu dizer. “O método ‘vem e verás’ é o mais simples para se conhecer a realidade; é a verificação mais honesta de qualquer anúncio”. E segue: “é preciso encontrar, permitir à pessoa que tenho à minha frente que me fale, que experimente do Encontro com Ele”. Assim, como discípulos, ”não só ouvimos falar com suas palavras, mas vemo-Lo na experiência do silêncio”.

            Concluímos este momento com as palavras do papa Francisco, em sua oração para este dia: “Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, partir à procura da verdade”.  ”Ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos e não tirar conclusões precipitadas”. (…) “Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos”.

            Que sejamos também comunicadores da verdade que orienta, que salva e conduz no caminho da graça que o Senhor Jesus, de junto do Pai, nos oferece cada dia. Amém!

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.