Sínodo da Amazônia será tema de tapete de Corpus Christi da Paróquia Ascensão do Senhor

Na próxima quinta-feira, dia 20, a Igreja celebra a festa de Corpus Christi e como tradição serão montados tapetes por onde os sacerdotes caminham com o ostensório. Na Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a montagem começará às 8h e este ano terá um tema especial: Sínodo da Amazônia. É importante destacar que a Missa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus acontecerá às 17h.

De acordo com o pároco, padre Manoel Oliveira Filho, Comunidades, Pastorais, Movimentos e Serviços estão criando e executarão um lindo tapete para festejar o Amor de Cristo, que se dá em alimento para vida plena. “Herdamos os tapetes da tradição ibérica. É uma honra que a Igreja presta a Jesus Eucarístico. É importante que a tradição seja atualizada para o hoje da Igreja e da história. Uma das coisas mais importantes na atualidade da Igreja e do mundo é o Sínodo da Amazônia”, explica padre Manoel.

Sínodo

Em outubro de 2019, a Igreja retoma a célebre frase do Papa Paulo VI “Cristo aponta para a Amazônia”. Convocada pelo Papa Francisco, em outubro de 2017, a assembleia sinodal terá como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O objetivo do pontífice é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

Em 2018, durante o encontro com povos indígenas de quase todos os países da Pan-Amazônia, em Porto Maldonado, Peru, o Papa Francisco falou sobre a riqueza dos saberes e da diversidade indígena, sobre a necessidade de defender a Amazônia e seus povos e, também, sobre as ameaças que estes povos enfrentam em função dos interesses econômicos em seus territórios. O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar.

O post Sínodo da Amazônia será tema de tapete de Corpus Christi da Paróquia Ascensão do Senhor apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.