Seminário de Missiologia: missão ad gentes é movimento de ir ao encontro do outro

“A missão ad gentes é o movimento que deve ir ao encontro do outro, não para catequizar nem como um objeto de conversão, mas simplesmente para encontrá-lo e ele encontrar a nós”, destacou o padre xaveriano Estevão Raschietti, um dos assessores do Seminário de Missiologia que acontece nesta semana em Brasília.

Padre Estevão apresentou na terça o tema “Missão ad gentes e o processo de colonização e de descolonização”. Segundo o assessor, os missionários são aqueles que tomam a iniciativa para ir ao encontro.

O evento, que ocorre no Centro Cultural Missionário, em Brasília, é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o mesmo do Mês Missionário Extraordinário (MME), marcado para outubro deste ano

O evento reúne especialistas, mestres e doutores em Missiologia, que fazem aprofundamento da reflexão sobre a missão, com uma ênfase especial sobre a missão ad gentes, em sintonia com a temática do MME.

Neste ano, as várias atividades da Comissão para a Ação Missionária da CNBB têm acolhido as inspirações do Papa Francisco e mantido sintonia com a proposta do itinerário oferecida pela CNBB para o Mês Missionário Extraordinário.

Segundo o bispo de Chapecó e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Odelir José Magri, a programação foi incluída num contexto da convocação do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, com o objetivo de aprofundar o estudo da missão ad gentes.

“Os quase 40 missiólogos e missiólogas aqui presentes são multiplicadores dos processos regionais de formação missionária. Temos muitos pedidos de assessoria para encontros diocesanos, e poderemos contar com esses missiólogos para colaborar com a missão nos nossos 18 regionais pelo Brasil”, lembrou Dom Odelir.

 

Com informações e fotos das Pontifícias Obras Missionárias

O post Seminário de Missiologia: missão ad gentes é movimento de ir ao encontro do outro apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.