Secretário-geral da CNBB participa de reunião de executivos do CELAM, em Bogotá

O Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, participou em Bogotá, na Colômbia, da Reunião de executivos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

O encontro reuniu representantes da presidência do CELAM, os presidentes dos diferentes departamentos, secretários executivos e os secretários-gerais das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe que avaliaram as atividades realizadas nos últimos meses e fizeram uma projeção das atividades para 2019; da Palavra de Deus e do magistério do Papa Francisco.

Durante a reunião, os secretários-gerais de cada episcopado tiveram um tempo para apresentar relatórios da realidade de cada país. Além disso, também foi debatido as proposta e perspectivas que serão analisados ​​para enriquecer o trabalho da organização que prepara a Assembleia Geral Ordinária do CELAM, que vai ocorrer de 13 a 18 de maio, em Honduras, que será de caráter eletivo.

De acordo com o CELAM, os relatos apontaram uma realidade comum que aflige os países que fazem parte do conselho. Temas como: corrupção, a desigualdade, a pobreza crescente, a violência comum e institucionalizada, tráfico de drogas, tráfico de seres humanos, convulsões sociais e políticas, a política não está a ser um serviço à humanidade e justiça, não está ajudando o bem das pessoas apareceram em todos os documentos.

Os relatórios incluem ainda, segundo o CELAM, a triste situação de abuso sexual de menores cometidos pelo clero, mas também o tratamento que a própria Igreja está dando e a contribuição da sociedade, agências e instituições.

O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, que é presidente do Departamento de Vocações e Ministérios (DEVYM) do CELAM também esteve em Bogotá para a última reunião como presidente do departamento.

Dom Anuar faz um balanço das atividades realizadas na gestão 2015-2019 à frente da Pastoral Vocacional: “Formação permanente do clero, formação dos padres que trabalham em seminários menores e maiores, vários encontros com especialistas nas dimensões da formação Presbiteral”.

Ele ainda destacou a realização do primeiro congresso continental de leigos. “Também acompanhamos o diaconato permanente na América Latina e na sua organização internacional. Foram feitas publicações de textos para seminários obedecendo as diferentes etapas da formação. Queremos continuar servindo a Igreja. E que este continente, chamado por Bento XVI de continente do amor, seja sempre para todos nós um sinal vivo do Reino de Deus”.

O post Secretário-geral da CNBB participa de reunião de executivos do CELAM, em Bogotá apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.