São Marcos, Evangelista

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

“Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar” (Atos 12,12)

         Hoje, 25 de abril, celebramos com alegria a festa do Evangelista São Marcos, aquele com o Evangelho mais antigo escrito por volta dos anos 60 d.C. Onde este jovem cristão assumiu bem cedo o chamado a missão, em que, desde pequeno pode presenciar momentos ímpares na vida de Jesus e seus discípulos.

         São Marcos fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs sendo sua mãe Maria de Jerusálem e sobrinho de São Barnabé. Segunda a tradição, a casa de São Marcos teria acontecido eventos importantes e narrados nos Evangelhos como a Santa Ceia celebrada por Jesus e o Pentecostes, onde inicia-se a Igreja Católica.

         São Marcos foi batizado pelo Apóstolo São Pedro em que através do grande convívio obteve inspiração para escrever o Evangelho, “o intérprete de Pedro” (Pápias, + 130). “Marcos, intérprete de Pedro, escreveu exatamente tudo aquilo de que se lembrava. Escreveu, porém, o que o Senhor disse ou fez, não segundo uma ordem. Marcos não ouviu diretamente o Senhor, nem o acompanhou; ele ouviu são Pedro, que dispunha seus ensinamentos conforme as necessidades”(https://www.paulus.com.br/portal/santo/sao-marcos-evangelista-2/#.XqIbZ2hKjIU – acesso em 23 de abril de 2020). Também, São Marcos fez um belíssimo trabalho de evangelização em lugares onde fundou comunidades como Chipre, Egito e Alexandria, onde neste último lugar, conforme a tradição, ele foi martirizado após ser arrastado com cordas ao pescoço pelas ruas de Alexandria.

         Em seu Evagelho, está um dos versículos mais curiosos de toda a Bíblia: “E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu” (Marcos 14,51-52). Acredita-se que seja algo marcante para o autor sagrado, por isto, ele colocou tal acontecimento. E, também, acredita-se que este jovem seria o próprio São Marcos.

         São Marcos é simbolizado com o leão aos seus pés, onde tal representação deve-se ao seu Evangelho onde tem como ponto de partida a passagem de São João Batista: “uma voz que clama no deserto” (Marcos 1,3), pois naquela época era corriqueiro ouvir fortes rugidos dos leões no deserto (https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/7-curiosidades-sobre-o-jovem-e-evangelista-sao-marcos – acesso em 23 de abril de 2020).

         Sejamos missionários e propagadores da Palavra de Deus assim como o Evangelista São Marcos, tão jovem e tão dedicado ao serviço da Evangelização. Que São Marcos intercessada por Deus a nós a fim de permanecermos fiéis a Palavra do Altíssimo

Saudações em Cristo Ressuscitado! Jesus Cristo Ressuscitou verdadeiramente, Aleluia, Aleluia!

 

 

 

O post São Marcos, Evangelista apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.