São João Batista, o profeta do Altíssimo, é celebrado neste dia 24 de junho  

No dia 24 de junho, a Igreja celebra a solenidade litúrgica do nascimento de João Batista. Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, João Batista e a Virgem Maria são os únicos em que a liturgia lembra o nascimento. “Os demais santos são comemorados no dia da morte, portanto, João é comemorado duas vezes: no nascimento e no seu martírio, celebrado em 29 de agosto”, explica o arcebispo.

Dom Orani afirma que João Batista é o “profeta do Altíssimo” e diz que o seu modo de viver lembra Elias, o profeta que vivia no deserto, impelido pelo Espírito. “Aliás, no evangelho de Lucas, o anjo anuncia que João andará no espírito de Elias, o mais típico ‘homem de Deus’ do Antigo Testamento”, salienta.

João, conforme dom Orani, é testemunha da Luz, sobretudo por ter apontado Cristo no meio da humanidade. O bispo conta que Ele encarna a plenitude do Antigo Testamento e a preparação para o Evangelho. E teve a graça de batizar o próprio Cristo, marcando o início da missão do divino Salvador.

Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro

Para dom Orani, esse privilégio litúrgico se deve à grandeza da missão do Batista. “Ele é o precursor do Messias, aquele que foi enviado para preparar os caminhos do Senhor. É testemunha da luz por ter apontado Cristo no meio da humanidade”, aponta.

Nos evangelhos, várias passagens ressaltam a pessoa e a missão do Batista. Segundo dom Orani, João Batista nos convida a mudarmos de vida, a levarmos a virtude da esperança cristã a todos os que vivem desesperançados, a direcioná-la conforme os valores do Reino de Deus. O cardeal reitera ainda que a mensagem de São João Batista se faz atual. “Ela convida todos a se empenharem na construção de uma nova sociedade, sem violência, sem miséria, uma sociedade que ofereça condições de vida digna para todos”, diz.

A festa do nascimento de São João Batista, além de se inserir nas tradicionais festas juninas com seu folclore e tradição é também, segundo dom Orani, um momento para fazer o anúncio de Jesus Cristo, e, assim, preparar os caminhos do Senhor nos corações das pessoas. “Celebrando a festa de São João Batista, rogamos que sua proteção se faça constante e sua mensagem sempre nos interpele para a construção de uma sociedade cada vez mais alegre e bonita. Para a construção de uma sociedade cada vez mais cheia de vida e de esperança cristã, marcada pelos valores do Evangelho de Jesus Cristo, de quem João Batista foi o precursor!”, finaliza dom Orani.

O post São João Batista, o profeta do Altíssimo, é celebrado neste dia 24 de junho   apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.