Santíssimo Salvador caminho de fidelidade e entrega para a vida plena

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Neste ano a Solenidade do Santíssimo Salvador se reveste de especial importância. Iniciamos na Diocese o Tríduo preparatório para o seu Centenário a completar-se em 2022. No mês de outubro dois acontecimentos concentrarão a atenção mundial: a celebração do Mês Mundial Missionário,  que comemora a Encíclica do Pata Bento XV “ Maximun Illud” sobre a missão evangelizadora da Igreja” Ad Gentes” (a todas as nações) e no coração deste mês empolgante o Sínodo Extraordinário sobre os Povos da Amazônia com a participação dos nove países,  que compõem a REPAM.

A Luz e o esplendor do Santíssimo Salvador sempre nos convoca a despertar e vivenciar a vocação missionária que nasce do seu próprio mandato : Ide e Ensinai as Nações! Mais, a evangelização supõe o anúncio da Boa Nova as pessoas, estruturas e formas de convivência, renovando-as por inteiro, gerando a vida do Reino nos corações e relacionamentos.

Campos a cidade do Santíssimo Salvador, para ser a urbe formosa banhada pela luz divina, tem no seu orago e padroeiro o desafio e a gloriosa tarefa de ir construindo a Jerusalém Celestial neste lugar, acolhendo o Reino e transformando as diversas expressões do convívio cívico e familiar numa cidadania robusta e participativa, numa fraternidade cada vez mais inclusiva.

Nesta linha nos preocupa muito, a violência, especialmente contra a mulher, idosos e crianças, os ataques a templos religiosos, o aumento da população de rua desassistida, o alto desemprego e as dificuldades no campo da saúde com os índices expressivos da chikungunya. Certamente são entraves que devem nos levar antes que culpabilizar, a unirmo-nos no empenho de apresentar soluções e um debate prospectivo e consistente para as próximas eleições.

Para tudo isto, ser uma família campista reconciliada, esperançosa e proativa precisamos da força, graça, e da Palavra inspiradora do Santíssimo Salvador, que nos ensina a partilhar e acolher, multiplicando gestos e atitudes de responsabilidade social e sustentável, trazendo paz, justiça e amor para nossa querida planície campista. Deus seja louvado!

 

O post Santíssimo Salvador caminho de fidelidade e entrega para a vida plena apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.