Rumo à 58ª Assembleia Geral: números de bispos e de circunscrições eclesiásticas

A partir da próxima segunda-feira, 12 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estará reunida virtualmente para a sua 58ª Assembleia Geral. Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia é o órgão supremo da CNBB e “a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. O encontro reúne todos os membros da CNBB, os quais são convocados a participar, e os bispos eméritos e não-membros, os quais podem ser convidados. Confira abaixo os números de bispos e circunscrições eclesiásticas do Brasil, os quais estarão reunidos em comunhão durante mais uma assembleia da CNBB:

 

Membros

São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam: os bispos diocesanos; os bispos auxiliares; os bispos titulares e os prelados das Igrejas orientais católicas. De acordo com levantamento da Secretaria Técnica da CNBB, atualizado em 7 de abril de 2021, atualmente a Igreja no Brasil conta com 309 bispos na ativa, os quais são membros da Conferência.

Confira o quadro:

Quadro Resumo
Administrador Apostólico 1
Administrador Diocesano 8
Arcebispos 46
Arcebispo Eparca (Emérito) 1
Arcieparca Metropolitano 1
Bispos diocesanos 210
Bispos Auxiliares 40
Bispos Prelados 8
Eparca 3
Exarca 1
   

Desses dados, a Secretaria Técnica da CNBB sublinha que entre os administradores apostólicos um refere-se à Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney, aos cuidados de dom Fernando Arêas Rifan. Outra observação é que entre os oito administradores diocesanos, sete deles são padres, e um é bispo: trata-se de dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos (SP), que está à frente da diocese até a nomeação do sucessor de dom Paulo Cezar Costa, atual arcebispo de Brasília (DF). 

Há observação também quanto ao número de arcebispos: são 45 arquidioceses no Brasil e o Ordinariado Militar, cujo prelado tem a dignidade de arcebispo. No entanto, o número de arcebispos está assim composto: 45 arcebispos, uma vez que a arquidiocese de Cascavel (PR) está vacante, mais o arcebispo do Ordinariado Militar e ainda dom Fernando Lisboa, nomeado arcebispo pelo Papa Francisco, mesmo Cachoeiro do Itapemirim não sendo arquidiocese.

Assim, a soma a de bispos na ativa é de 309.

O número de bispos eméritos, aqueles que tiveram renúncia aceita pelo Papa, é de 166. Portanto o total de bispos no Brasil é de 475 prelados.

 

As circunscrições eclesiásticas

A porção territorial confiada aos cuidados de um bispo é chamada circunscrição eclesiástica, também conhecida como “Igreja Particular”. Pode ser uma prelazia, uma diocese, arquidiocese, eparquia ou exarcado para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal. A soma dessas diferentes circunscrições presentes no Brasil é de 278, assim divididas:

Circunscrições Eclesiásticas
Dioceses 217
Arquidioceses 45
Eparquia 3
Prelazia 8
Exarcado 1
Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio 1
Ordinariado Militar do Brasil 1
Administração Apostólica Pessoal 1
Arquieparquia
1
Total 278

 

As Igrejas Particulares vacantes

Quando o bispo tem o pedido de renúncia aceito, falece ou é transferido para outra Igreja Particular, a diocese fica vacante. Atualmente, são nove circunscrições vacantes no Brasil, que fica aos cuidados de um administrador até a nomeação do novo bispo. Confira o quadro abaixo:

 

Dioceses Vacantes
Diocese Nome Vinculação
01 – Alagoinhas (BA) Pe. Antônio Ederaldo de Santana Administrador Diocesano
02 – Caçador (SC) Pe. Renato Caron Administrador Diocesano
03 – Cascavel (PR) Pe. Reginei José Modolo Administrador Diocesano
04 – Colatina (ES) Pe. Antônio Wilson Almança Administrador Diocesano
05 – Iguatu (CE) Pe. João Batista Moreira Gonçalves Administrador Diocesano
06 – Palmares (PE) Pe. Norberto Penzkölfer Administrador Diocesano
07 – Penedo (AL) Pe. Daniel Nascimento dos Santos Administrador Diocesano
08 – São Carlos (SP) Dom Eduardo Malaspina Administrador Diocesano
09 – Rondonópolis-Guiratinga (MT) Pe. José Eder Ribeiro Lima Administrador Diocesano

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.