Respiradores enviados pelo Papa são recebidos em Goiânia (GO) e em Crato (CE)

Os emissários do Papa Francisco, doutores Paolo Tachine e Antonio Guizzetti, representantes da “Hope Onlus“, continuam empenhados em sua missão humanitária no Brasil. Conforme foi anunciado na segunda-feira, 17 de agosto, pela Esmolaria Apostólica do Vaticano, eles têm a tarefa de fazer chegar ao seu destino os 24 respiradores para 6 hospitais religiosos espalhados sobre o território brasileiro para ajudar na cura de pacientes doentes pela Covid-19. A Esmolaria Apostólica é o departamento da Santa Sé que tem a função de exercer a caridade do Papa para com os pobres.

Seguindo o cronograma de entregas, na manhã de terça-feira, 25 de agosto, três novos respiradores foram entregues  à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Segundo o hospital, a unidade conta com 32 respiradores e 10 leitos de UTIs para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Durante a cerimônia de entrega dos respiradores, o vice presidente da Santa Casa e bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi, benzeu os equipamentos antes que fossem repassados à unidade de saúde.

Dom Levi benze respiradores durante entrega a Santa Casa de Goiânia — Foto: Adriano Reges/TV Anhanguera

Dom Levi benze respiradores durante entrega a Santa Casa de Goiânia — Foto: Adriano Reges/TV Anhanguera

A Santa Casa informou que pacientes com coronavírus são atendidos no local desde o início do mês de junho. A diretoria do hospital informou que os novos equipamentos vão permitir uma margem de segurança nos atendimentos. Informou ainda que, durante a visita pela Santa Casa, os médicos devem trocar experiências de como a pandemia foi na Itália.

Esmoleiro vaticano, cardeal Konrad Krajewski enviou uma nota à instituição informando que o Vaticano destaca que o papa “incessantemente faz um sincero apelo para a generosidade e a solidariedade para com aquelas populações e aqueles países que majoritariamente sofrem por causa da emergência epidemiológica da Covid-19”.

Crato – Ceará

Dom Gilberto recebe respiradores durante entrega à diocese de Crato (CE) — Foto: Assessoria de imprensa da diocese de Crato (CE)

Dom Gilberto recebe respiradores durante entrega ao Hospital São Camilo, em Crato Crato (CE) — Foto: Assessoria de imprensa da diocese de Crato (CE)

A Diocese de Crato, no Ceará, também recebeu dois ventiladores pulmonares e um ultrassom vindos de Roma, na Itália, doados pelo Papa Francisco. Os equipamentos forem entregues, na quarta-feira (26), ao Hospital São Camilo, em Crato, para o tratamento de pacientes com Covid-19.

A solenidade de entrega dos dois respiradores pulmonares e de um aparelho de ultrassonografia portátil aconteceu com a presença do médico italiano Paolo Taccone, representante da Hope Onlus.

Dom Gilberto Pastana, bispo da diocese de Crato, também participou do momento, e abençoou os equipamentos de saúde e agradeceu. “Nós somos muito gratos ao Santo Padre, por este presente, esta doação e pela preocupação”.

Para o bispo diocesano, o gesto do Papa demonstra seu amor pelo Brasil. “Sem dúvida um gesto de solidariedade e de amor a todos nós, brasileiros, que neste tempo tão difícil, conseguiu estes equipamentos e está ofertando a este hospital para que, as pessoas acometidas deste vírus, possam se recuperar”, disse.

A Instituição, administrada pela Sociedade Beneficente São Camilo, é referência para o tratamento de pacientes graves da região de saúde do Crato, composta por 13 municípios. Outras sete unidades de saúde em território brasileiro foram listadas para receber estes suprimentos médicos.

O Hospital possui 42 leitos de enfermaria para tratamentos de paciente com Covid-19 e a taxa de ocupação é de 16,67%. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o Crato soma 5.371 casos confirmados da doença, sendo que 4050 já estão recuperados. Lá, foram registrados 77 óbitos.

Próximas cidades

Aracaju-SE, Porto Alegre-RS e Rio de Janeiro-RJ são as próximas localidades onde os representantes do Vaticano farão a entrega de respiradores a hospitais locais e aos arcebispos metropolitanos.

 

Entenda (aqui) a doação do Papa Francisco.

 

Com informações da diocese de Crato (CE) e G1 Goiás

O post Respiradores enviados pelo Papa são recebidos em Goiânia (GO) e em Crato (CE) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.