Reconhecer o Ressuscitado na missão do dia a dia

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos

 

O terceiro domingo da Páscoa apresenta o encontro do Ressuscitado na vida cotidiana, na profissão e na labuta de trabalhar pelo pão. É altamente significativa a descoberta de Cristo vivo, pelos seus apóstolos, na volta às atividades normais de pescadores. Novamente, João, o discípulo amado, tem a prioridade no achado e na percepção do Cristo ressurgido entre eles. Simão Pedro, que estava nu, veste rapidamente sua roupa e se atira no mar, para ir á praia encontrar a Jesus.

O resto leva a rede repleta de peixes para aonde estavam Jesus e Pedro. A descrição de que tinha amanhecido, e a pesca abundante, atualizava o episódio da pesca milagrosa, quando Pedro tinha se entregado por inteiro ao Mestre confessando sua realidade pecadora.

Nesta feita, depois de fazerem a refeição, com peixes na brasa e pão, preparados para a ocasião, Jesus pergunta três vezes a Pedro se o ama mais que os outros, confiando a Igreja a seus cuidados e resgatando sua liderança no grupo. Celebrar a Páscoa é fazer a mudança do pecado e do medo para a reconciliação e a confiança, reorganizando a vida a partir do Ressuscitado.

Evangelizar supõe uma partilha de um novo sentido da vida, de reassumir com alegria e inteireza nossa vocação humana e cristã e caminhar sempre com Jesus. Torna-se necessário, para tanto, deixar de lado a noite da angústia e da incerteza, para despertar para uma vida nova de ternura e serviço na Igreja, a barca da misericórdia que tem como missão resgatar vidas, curar e soerguer pessoas como um hospital de campanha, e Casa da comunhão e da fraternidade dos seguidores de Cristo. Quem encontra o Ressuscitado sacia plenamente a nostalgia de um amor eterno e imperecedouro. Deus seja louvado!

O post Reconhecer o Ressuscitado na missão do dia a dia apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.