Novidades

Boas Notícias para a Comunicação da Rede Excelsior

A encíclica Redemptoris Missio (1990), ao  se referir aos novos “areópagos” como lugar de evangelização (missão), faz uma importante constatação sobre a comunicação social: “O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações. Os meios de comunicação social alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais”, afirma o documento.

Hoje, a Igreja também é desafiada a  compreender a comunicação como uma cultura dos nossos tempos, na qual novas redes de relação estão sendo desenvolvidas pela humanidade, fortemente influenciada pelas novidades técnicas trazidas com a nova tecnologia.

Ao mesmo tempo que expandiu o poder de comunicação entre os povos, porém, a chamada era da informação trouxe grandes desafios, implicando em questionamentos que a sociedade contemporânea tenta responder: “nesse contexto aberto, livre, de grande imediatismo e velocidade na propagação das notícias, confiáveis ou não, como conservar o senso de dignidade que deve nortear o homem nas suas ações”?

A resposta é uma só: promovendo uma comunicação pautada na ética e no compromisso com a verdade, que tenha como objetivo promover a paz, o conhecimento e o fortalecimento da cultura do evangelho e das características de cada lugar onde esta comunicação se construa.

Esse é o grande desafio abraçado pela Rede Excelsior de Comunicação, que vai além da importante missão de evangelizar.

Por isso investimentos continuam a ser realizados nos veículos da Rede para que ouvintes, internautas e seguidores possam desfrutar de uma comunicação ágil, independente, voltada para os valores de Cristo e rica em informação sobre a Igreja e o mundo.

NOVO SITE – Um dos reflexos dessa série de investimentos é a transformação do site da Rede que, a partir de outubro próximo, trará uma nova configuração, estará mais completo e com muito mais interatividade.

A primeira etapa do projeto pôde ser conferida já nos mês de agosto, quando o acesso à programação da Excelsior AM840, Excelsior FM106,1 e Excelsior Recôncavo FM 102.7 passou a acontecer de forma prática e mais veloz.

Na segunda e última fase de reformulação, além do conhecido conteúdo que traz notícias sobre a Igreja, a sociedade e informações sobre a Família Excelsior, serão acrescentadas, paulatinamente, informações sobre a Fundação Dom Avelar, acesso a câmeras direto dos estúdios, para que o ouvinte possa assistir aos programas ao vivo, catequeses, pastorais, grupos de oração, devoções e eventos da Arquidiocese de Salvador.

Tudo isso para atender ao grande desafio de estar onde o homem moderno está e, sabendo do grande impacto que a internet tem hoje, usá-la para uma cultura de paz e credibilidade.

Programa da Rede Excelsior recebe “Menção Honrosa” em prêmio da CNBB

Todo ano a Rede Excelsior de Comunicação concorre ao “Microfone de Prata”, prêmio de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que valoriza produções radiofônicas.

Os programas inscritos pela Excelsior concorrem na categoria religião/entretenimento e jornalismo.

Dessa vez a Rede ganhou a Menção Honrosa para a Excelsior FM 102.7, com o programa “Conhecendo os Salmos”, transmitido em rede com a Excelsior AM840 e a Excelsior Recôncavo FM 102.7, aos domingos, às 12h30.

O programa é produzido e apresentado pelo Frei Mário Sérgio, franciscano da Ordem dos Capuchinhos, que agradeceu aos internautas por terem votado no site da CNBB, concedendo a honraria ao “Conhecendo os Salmos”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *