RÁDIO EXCELSIOR: 80 ANOS DE FÉ

Radio Excelsior: 80 Anos de fé, proclamando A Voz do Senhor do Bonfim, com Santa Dulce dos Pobres, Frei Hildebrando Kruthalp, e você!

Neste 5 de julho de 2022, a Rádio Excelsior da Bahia completa 80 anos! É momento de celebrar e agradecer por esta conquista. Para comemorar os 80 anos de criação da Rádio Excelsior, o Arcebispo Primaz, Dom Sérgio da Rocha, instituiu o Ano Jubilar, comemorado no período de 04 de dezembro de 2021 a 04 e dezembro de 2022.

A Rádio Excelsior também desenvolve um elenco de atividades na área de comunicação através da Internet, onde rádio, TV online, redes sociais e aplicativo para telefones celulares dão perenidade às iniciativas do grupo. Além de ter em seu núcleo a dimensão religiosa, a rede possui uma programação diversificada, oferecendo um amplo arco de temas, como esportes, turismo, saúde, gastronomia e ação social.

Conheça um pouco da nossa história, que coincide com a própria história do rádio no Brasil!

O RÁDIO E A EXCELSIOR

O rádio chegou ao Brasil em 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do país. A princípio, sem aparelhos para receber o sinal, o rádio era apenas um grande avanço tecnológico, uma novidade apreciada mais como curiosidade do que como meio de comunicação. Na ocasião, Roquete Pinto referiu-se a ele como “O milagre da comunicação sem fios”.

Vinte anos após, com o rádio já consolidado como potente veículo de comunicação, surge, por iniciativa do franciscano Frei Hildebrando Kruthaup, OFM, a Rádio Excelsior da Bahia, a primeira emissora criada com propósitos religiosos no Brasil.

Criada em 1941, a emissora passa a existir efetivamente a partir da autorização para operar, obtida em 1942. O início das transmissões se deu em 5 de julho de 1942, delineando uma trajetória singular na história das comunicações na Bahia e no Brasil.

FREI HILDEBRANDO E SANTA DULCE IRMANADOS NA VIDA DA EXCELSIOR

A história real da Rádio Excelsior, começa muito antes da criação formal da emissora, em 1941/1942, quando a Providência Divina uniu duas personalidades que marcaram a vida da Igreja Particular de Salvador: Frei Hildebrando Kruthaup e Santa Dulce.

O frei, de origem alemã, foi orientador e confessor de Irmã Dulce. Radicado no Brasil, seu propósito foi levar o evangelho às pessoas. Ele acreditava no poder do rádio e do cinema para a comunicação de massa.

Fundador da Casa de Retiro São Francisco, no bairro de Brotas, do Cine Excelsior, na Praça da Sé, e muitas outras obras em toda a cidade de Salvador, Frei Hildebrando fez com Irmã Dulce uma parceria marcada pela solidariedade e pelo empreendedorismo. Foi o encontro do coração de Ir. Dulce com o cérebro de Frei Hildebrando que resultou em obras de grande alcance religioso e social.

Considerados o pai e a mãe dessas obras, Frei Hildebrando e Irmã Dulce promoveram uma união espiritual em vista de um objetivo comum: fazer o bem aos necessitados.

Vendo na criação da emissora uma missão que o próprio Deus lhe confiara, Frei Hildebrando atribuiu esta realização “unicamente e tão somente a Deus e à sua generosíssima proteção e bênção”, como ele mesmo afirmou em vida. O religioso também sempre fez questão de lembrar-se dos auxílios recebidos de Irmã Dulce e da tão querida família baiana.

Nas décadas seguintes, a caminhada da Rádio Excelsior é marcada por uma forte presença na cidade de Salvador e no estado da Bahia. Sua missão evangelizadora ganha novo impulso em 1984, quando a Arquidiocese Primacial de Salvador assume a gestão plena da emissora, dando-lhe o caráter estritamente missionário. À época, o Cardeal Dom Lucas Neves afirmou: “A Rádio Excelsior é a maior paróquia da Arquidiocese”.

É por tudo isso que a RADIO EXCELSIOR se reconhece como um legado de Frei Hildebrando e Santa Dulce, na certeza de que também evangeliza ao divulgar tão grandes testemunhos de fé e amor.

EXCELSIOR NA ATUALIDADE

Em respeito ao projeto de Frei Hildebrando, que enxergou no rádio um vigoroso instrumento de evangelização, a Excelsior AM 840 dedica, hoje, 71% de sua grade a programas religiosos, 18% ao jornalismo e utilidade pública, 8% à programação esportiva e 3% ao noticiário oficial gratuito. Opera 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, com uma carga horária anual de 8.760 horas de transmissão ininterrupta.

A Rádio Excelsior apresenta ainda níveis de audiência que lhe confere o 2o lugar entre os nove veículos AM da Grande Salvador. Se computada toda mídia rádio (emissoras AM+FM), de um total de 29 emissoras da Grande Salvador, a Excelsior passa ocupar o 8o lugar na preferência popular (Kantar/Ibope, maio 2022).

No meio digital do “Radio Web”, dentre as 445 emissoras de rádio do Estado da Bahia presentes na Internet, a Excelsior AM-840 ocupa a 8a posição.

Isto faz com que, no segmento de emissoras de tradição católica, sua maior característica, a Rádio Excelsior não encontre concorrentes com programação que espelhe o seu estilo de independência e seriedade.

É dessa forma que a emissora, com o slogan “A Voz do Senhor do Bonfim”, promove uma comunicação de qualidade voltada para a verdade e a paz, com a modernidade de quem olha para o futuro e com a responsabilidade de quem preserva a sua identidade, principal capital social da Excelsior

Com esta trajetória, em 2022 a Excelsior completa 80 anos de pioneirismo na evangelização católica no Brasil, por meio do rádio. Viva!

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.