Quaresma, um retorno ao que é essencial. O itinerário do papa Francisco

O papa Francisco oferece para o Tempo da Quaresma um itinerário de reflexões e práticas para viver bem a preparação para a Páscoa. No início deste tempo litúrgico, ofereceu a toda a Igreja uma mensagem. Ao Brasil, uma motivação para a vivência da Campanha da Fraternidade. Na última semana, o pontífice vivenciou um período de exercícios espirituais e, desde o dia 16 de março, sua conta oficial no Twitter sugere algumas frases para meditação.

Em sua mensagem para a Quaresma, intitulada “A criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus”, extraído de Romanos 8,19, o papa afirma que o caminho rumo à Páscoa “chama-nos precisamente a restaurar a nossa fisionomia e o nosso coração de cristãos, através do arrependimento, a conversão e o perdão, para podermos viver toda a riqueza da graça do mistério pascal”.

Foto: Vatican Media

“A Quaresma chama os cristãos a encarnarem, de forma mais intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, particularmente através do jejum, da oração e da esmola”, indica.

E explica cada um dos pontos: Jejuar significa “aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de «devorar» tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração”. A prática da oração, por sua vez, ensina a “renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia”. Por fim, a esmola, “para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos”.

O papa recorda que a ‘quaresma’ do Filho de Deus consistiu em entrar no deserto da criação para fazê-la voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus. E desejou: “Que a nossa Quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação”.

Campanha da Fraternidade
Em sua mensagem aos fiéis brasileiros, o papa motivou a proposta da Campanha da Fraternidade como meio para inspirar, iluminar e integrar as práticas quaresmais como componentes de um caminho pessoal e comunitário em direção à Páscoa de Cristo.

“Refletindo e rezando as políticas públicas com a graça do Espírito Santo, faço votos, queridos irmãos e irmãs, que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, ajude todos os cristãos a terem os olhos e o coração abertos para que possam ver nos irmãos mais necessitados a ‘carne de Cristo’ que espera «ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós» (Bula Misericórdia vultus, 15). Assim a força renovadora e transformadora da Ressurreição poderá alcançar a todos fazendo do Brasil uma nação mais fraterna e justa”, escreveu o papa.

Exercícios espirituais
Durante uma semana, o papa fez a experiência de subir a colina a leste de Florença, a convite do abade Bernardo Francesco Maria Gianni, que foi o pregador do retiro para os Exercícios Espirituais da Quaresma dos integrantes da Cúria Romana. “Lá de cima é possível ter um olhar de graça, gratidão e mistério sobre a cidade de Florença”, afirmou Gianni.

O pregador beneditino conduziu o Papa e a Cúria Romana numa reflexão sobre a cidade de Florença, as cidades do mundo, a família humana que elas simbolicamente representam, entre o desejo de Deus e os desafios do tempo atual.

Nas redes
Desde o dia 16 de março, a conta oficial do papa Francisco em português no Twitter tem oferecido frases para meditação a respeito da Quaresma.

“A #Quaresma é um chamado para parar, ir ao essencial, jejuar do supérfluo que distrai. É um despertador para a alma”, escreveu na primeira reflexão.

O segundo tuíte sobre o tempo quaresmal fala de uma viagem de retorno ao essencial, que é a Quaresma. Nela, “o Senhor nos pede para percorrer três etapas: a esmola, a oração, o jejum”.

E completa: “A oração nos conecta a Deus, a caridade ao próximo, o jejum a nós mesmos. Deus, os irmãos, a minha vida: aqui estão as realidades que não terminam no nada e sobre as quais se deve investir”.

O post Quaresma, um retorno ao que é essencial. O itinerário do papa Francisco apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.