Quaresma com Campanha da Fraternidade

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo

“É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). É este o anúncio feito no primeiro dia da Quaresma, na missa da quarta-feira de cinzas. É um tempo favorável que Deus nos proporciona através da Igreja. Por isso, a Igreja proporciona vários meios para ajudar os seus fiéis. A liturgia Eucarística toda ela vai ajudando a “progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa”, nos diz a oração da coleta do primeiro domingo da quaresma. Os textos bíblicos convidam à conversão, à mudança de vida e a confiar na misericórdia de Deus. As orações litúrgicas insistem nos ensinamentos dos textos bíblicos. Temos ainda o Sacramento da Confissão, a Via Sacra, os Encontros de Grupos. Um tempo favorável marcado pela intensificação da oração, jejum e a caridade.

O livro do Eclesiastes 3, 1-8 insiste em dizer que tudo tem o seu tempo. Diz o ditado gaúcho: “O cavalo encilhado não passa duas vezes”. A frase bíblica e o ditado popular refletem sobre a necessidade de aproveitar bem o momento que se vive pois ele oferece oportunidades ímpares. Além disso, fazer bem o que deve ser feito, no momento oportuno, é sinal de sabedoria que é um dos dons do Espírito Santo. Ter uma vida organizada faz a pessoa fazer muitas coisas, além de fazê-las bem. A quaresma é um tempo curto, mas de grande intensidade que permite uma grande renovação da vida cristã.

A Igreja no Brasil realiza a Quaresma com Campanha da Fraternidade. Será que é possível fazer uma boa quaresma com Campanha da Fraternidade? Existem questionamentos, muitos deles justos e fundamentados e outros que não se sustentam. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – acredita que sim, que Campanha da Fraternidade enriquece o caminho de conversão quaresmal. Na quarta-feira de cinzas, por ocasião da imposição das cinzas, o fiel é advertido: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Converter-se é direcionar-se a Jesus Cristo e aderir aos seus ensinamentos. Os ensinamentos de Cristo têm por objetivo mudar o coração das pessoas, seu modo de pensar, de agir. Junto com a mudança das pessoas, é preciso mudar as estruturas da sociedade para que elas favoreçam a vida em abundância para todas as pessoas. O cristão vive no mundo e nele é sal e luz. Isto é, o cristão é alguém que abraça o mundo, como Jesus o fez, não para condená-lo, mas para salvar o mundo. É só abrirmos os olhos e percebemos que no mundo existem tantas coisas que podem e devem ser melhores.

A Campanha da Fraternidade de 2019 tem como tema: “Fraternidade e Políticas públicas”; o lema é: Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías 1,27); e o objetivo geral é: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

O que são Políticas Públicas?  O texto-base da CF, no nº 14: “São ações e programas que são desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis”.  “O tema da CF deste ano impacta diretamente na vida dos brasileiros, sobretudo dos mais vulneráveis. Falar de Políticas Públicas não é falar de política ou de eleições, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade” (nº 13).

Quaresma com Campanha da Fraternidade é um tempo favorável para nos tornar membros mais vivos na Igreja e na participação da construção de uma sociedade mais justa, fraterna e de paz.

O post Quaresma com Campanha da Fraternidade apareceu primeiro em CNBB.

Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.