Promessa e risco!

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém do Pará

Nosso horizonte de Igreja tem alguns pontos dados de presente por Deus nestes dias e que pedem reflexão e tomada de decisão. São eles: o dia de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas na Festa do Bom Pastor, a Festa de Nossa Senhora de Fátima, neste final de semana, além do dia das mães, no segundo Domingo de maio. Escolhemos conversar com os irmãos e irmãs comunicando a todos a mensagem do Papa para este Domingo (Cf. Mensagem para o Dia Mundial de orações pelas vocações sacerdotais e religiosas do ano de 2019).

O Papa Francisco propõe duas palavras e atitudes que iluminam temas provocantes para todos os que querem levar adiante a vida cristã com seriedade e dignidade. Para ele, todo chamado de Deus nos torna portadores de uma promessa e, ao mesmo tempo, nos pede a coragem de arriscar com ele e por ele. Promessa e risco!

Na cansativa profissão de Pedro e seus companheiros pescadores, em certos dias, a pesca abundante recompensava da árdua fadiga, mas, outras vezes, o trabalho de uma noite inteira não bastava para encher as redes e voltavam cansados e desiludidos. São as situações comuns da vida, onde cada um de nós se confronta com os desejos que traz no coração, se empenha em atividades que possam ser frutuosas, adentrando o “mar” de possibilidades sem conta, à procura da rota certa capaz de satisfazer a sede de felicidade. Algumas vezes é preciso armar-se de coragem para governar um barco sacudido pelas ondas, ou lidar com a frustração de estar com as redes vazias.

E Jesus vai pelo caminho, vê aqueles pescadores e se aproxima. Sucedeu assim com a pessoa escolhida para compartilhar a vida no matrimônio, ou quando se sente o fascínio da vida consagrada: vivemos a surpresa do encontro e, naquele momento, vislumbramos a promessa de uma alegria capaz de saciar a nossa vida. Do mesmo modo, junto do lago da Galileia, Jesus foi ao encontro daqueles pescadores, quebrando a “paralisia da normalidade” (Homilia no XXII Dia Mundial da Vida Consagrada, 2/02/2018). E não tardou a fazer-lhes uma promessa: “Farei de vós pescadores de homens” (Mc 1, 17). Sendo assim, o chamado do Senhor não é uma ingerência de Deus na nossa liberdade; não é uma “jaula” ou um peso que nos é colocado às costas. Ao contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos chama a entrar no grande projeto, do qual nos quer tornar participantes, apresentando-nos o horizonte de um mar mais amplo e duma pesca superabundante, em qualquer opção ou estado de vida.

A vocação é um convite a não ficar parado na praia com as redes na mão, mas seguir Jesus pelo caminho que ele pensou para nós, para a nossa felicidade e para o bem daqueles que nos rodeiam. Abraçar esta promessa requer a coragem de arriscar uma escolha. Para aceitar o chamado do Senhor, é preciso deixar-se envolver totalmente e correr o risco de enfrentar um desafio inédito; é preciso deixar tudo o que nos poderia manter amarrados ao nosso pequeno barco, impedindo-nos de fazer uma escolha definitiva; é-nos pedida a audácia que nos impele com força a descobrir o projeto que Deus tem para a nossa vida. Não podemos ficar consertando nossas redes no barco que nos dá segurança, mas devemos confiar na promessa do Senhor.

Sabemos que nossa vida não é fruto do acaso, mas uma dádiva a filhos amados pelo Senhor, reunidos na grande família da Igreja. É na comunidade eclesial que nasce e se desenvolve a existência cristã, nascida no Batismo, sobretudo por meio da Liturgia que nos introduz na escuta da Palavra de Deus e na graça dos Sacramentos; é nela que somos iniciados na arte da oração e na partilha fraterna. Como nos gera para a vida nova e nos leva a Cristo, a Igreja é nossa mãe; por isso devemos amá-la, mesmo quando vemos em seu rosto as rugas da fragilidade e do pecado, e devemos contribuir para torná-la cada vez mais bela e luminosa, para que possa ser um testemunho do amor de Deus no mundo.

A vida cristã encontra a sua expressão naquelas opções que, enquanto conferem uma direção concreta à nossa navegação, contribuem também para o crescimento do Reino de Deus na sociedade. Podemos pensar na opção de se casarem Cristo e formar uma família, e aqui entram as mães no dia que lhes é consagrado, bem como nas outras vocações ligadas ao mundo do trabalho e das profissões, no compromisso no campo da caridade e da solidariedade, nas responsabilidades sociais e políticas. Trata-se de vocações que nos tornam portadores duma promessa de bem, amor e justiça, não só para nós mesmos, mas também nos contextos sociais e culturais em que vivemos, que precisam de cristãos corajosos e testemunhas autênticas do Reino de Deus.

No encontro com o Senhor, alguém pode sentir o fascínio do chamado à vida consagrada ou ao sacerdócio ordenado. É uma descoberta que entusiasma e, ao mesmo tempo, assusta, sentindo-se chamado a tornar-se pescador de homens no barco da Igreja através da oferta total de si mesmo e do compromisso do serviço fiel ao Evangelho e aos irmãos. Esta escolha inclui o risco de deixar tudo para seguir o Senhor e de consagrar-se completamente a ele para colaborar na sua obra. Muitas resistências interiores podem dificultar tal decisão, mas também, em certos contextos onde não parece haver lugar para Deus e o Evangelho, pode-se desanimar e cair no “cansaço da esperança” (Homilia na Missa com sacerdotes, pessoas consagradas e movimentos laicais, Panamá, 26/I/2019). Todavia, não há alegria maior do que arriscar a vida pelo Senhor! Há necessidade de proporcionar, sobretudo aos jovens, ocasiões de escuta e discernimento, inclusive com uma pastoral juvenil e vocacional que ajude a descobrir o projeto de Deus, especialmente através da oração, meditação da Palavra de Deus, adoração eucarística e direção espiritual.
Modelo e referência para a descoberta e amadurecimento das diversas vocações é a Virgem Maria.

Virgem, prometida em casamento, esposa virginal, mãe, pronta para responder ao chamado de Deus, da Anunciação, passando pelo discipulado com seu Filho, para chegar à Cruz, à Ressurreição e ao Pentecostes, para acompanhar a Igreja com seu exemplo e oração. Ela “passa na frente”, como a contemplamos tomando a iniciativa com os pastorinhos de Fátima, chamando-os e consagrando-os a Deus, fazendo daqueles pequeninos apóstolos da oração e da penitência, “coisa de gente grande”, confiando justamente a quem estava no início da caminhada nesta terra, tarefas e responsabilidades tão grandes, para que ninguém tenha receio de dar a própria resposta!

O post Promessa e risco! apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.