“Procurarás a justiça e nada além da justiça” (Dt 16, 11-20)

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)

Iniciou-se, dia 02 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, inspirada pelo lema bíblico do Livro do Deuteronômio, já citado acima. A reflexão foi preparada pelos cristãos da Indonésia e quer chamar atenção para a nova justiça da graça libertadora, que vem transformar relacionamentos marcados pela opressão, desigualdade e a depredação da Criação, pelo lucro voraz dos interesses do capital financeiro.

A Indonésia, um país majoritariamente muçulmano, apresenta dois princípios importantes para a convivência humana e cristã: o lema Bhineka Tunggai Ika, que significa unidade na diversidade, lembrando que este país vive uma diversidade muito intensa de etnias, idiomas e religiões; e o segundo princípio, gotong royong, que expressa o desejo firme de viver em solidariedade e colaboração, partilhando bens e trabalhos, construindo fraternidade.

No Brasil, este momento de busca de unidade dos cristãos é de suma relevância, pois os seguidores de Cristo devem ajudar o povo na construção de um projeto político nacional, alicerçado na justiça inclusiva, e a serviço da vida para todos/as. Por vezes, percebe-se em certos espaços, um fundamentalismo virulento e agressivo, que não só se distancia do Reino de unidade, paz, justiça e amor, mas alimenta a divisão e a submissão ao poder arbitrário.

Queremos fazer parte desta grandiosa corrente de oração, valorizando nossas identidades e convergências, esperando a força, coragem e ternura do Espírito Santo, que sempre nos leva ao encontro dos pobres para com eles celebrar a festa da fartura da vida e da beleza, e integridade da Criação. Deus seja louvado!

O post “Procurarás a justiça e nada além da justiça” (Dt 16, 11-20) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.