Pontificia Universidade Gregoriana forma especialistas em proteção de menores

A Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma, entregou no dia 13 de fevereiro, em Roma, o diploma a 16 graduados do quarto curso em Salvaguarda de Menores, numa cerimônia que contou com a presença de Marta Santos Pais, representante especial da ONU para a Violência contra Crianças.“Tornar zero o número favorito do mundo: zero violência contra crianças” foi o mote da cerimônia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela organização do evento.

O sacerdote jesuíta Hans Zollner, presidente Centro de Proteção de Menores da Universidade Gregoriana, refere que neste campo “existe uma interação entre políticas, normas, procedimentos e diretrizes”.O objetivo, refere um dos colaboradores mais diretos do Papa, neste campo, é assegurar que “os jovens estão seguros e que aqueles que foram prejudicados recebem toda a ajuda e apoio a que têm direito”.

Organização das Nações Unidas

Marta Santos Pais, representante especial do secretário-geral da ONU para a Violência contra Criança, assinala por sua vez a importância de tornar o mundo um lugar mais seguro para os menores. “Esta meta está ao nosso alcance e todos podem fazer a diferença, colocando as crianças em primeiro lugar, a começar pelo investimento nos primeiros anos e garantindo que todas as crianças cresçam num ambiente seguro e de amor”, realça a responsável portuguesa.

O programa oficial iniciou-se com uma Missa presidida pelo reitor da Gregoriana, o jesuíta português Nuno da Silva Gonçalves.Este ano, os estudantes eram oriundos de quatro continentes; desde 2016, tem sido realizado anualmente na Universidade Pontifícia Gregoriana um curso que visa “educar especialistas para a prevenção do abuso sexual de menores”, baseado na abordagem das “vítimas em primeiro lugar”.

Nesta quinta-feira, no Vaticano, teve início o encontro sobre a proteção de menores na Igreja, que convocado pelo Papa que se estende até o domingo, 24 de fevereiro e reúne presidentes das conferências episcopais de todo o mundo.

Na foto, os organizadores do curso. (Foto do CPP)

Matéria da Agência Ecclesia, Conferência Episcopal Portuguesa

O post Pontificia Universidade Gregoriana forma especialistas em proteção de menores apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.