Partilha do pão

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

 

A liturgia da 18ª. Semana do Tempo Comum, iniciou-se nas vésperas deste Domingo quando abrimos também o mês de agosto, que para a Igreja é um mês temático como o mês das vocações. No primeiro Domingo de Agosto lembramos da vocação ao ministério ordenado, em especial ao sacerdócio que é comemorado na terça feira dia 04 de agosto que é o dia de São João Maria Vianney, padroeiro de todos os padres.

Rezemos neste Domingo por todos os padres para que tenham perseverança em sua vocação e sejam fiéis ao chamado que Cristo lhes fez e possam cada vez mais com alegria e entusiasmo servir ao povo de Deus, nos diversos ministérios a que possam ser chamados a exercer.

A liturgia deste Domingo fala diretamente sobre a missão de todo o padre que é partilhar o pão. O pão espiritual que nos é proporcionado pela Eucaristia e também, além de partilharmos esse pão espiritual somos convidados a partilhar o pão material. Na mesa da Eucaristia em que todos podem ter acesso, sem distinção de raça, língua ou poder aquisitivo, temos a partilha do pão espiritual, pois todos são convidados para o banquete da Eucaristia, todos são convidados a estarem ao redor da mesa ao lado de Jesus.

O Senhor que se dá a nós gratuitamente e sacia a fome de seus filhos quando estes lhe pedem de comer (cf. Is 55,1-3). Assim como no deserto o povo de Deus pediu alimento para saciar a fome e Deus lhes enviou o maná, hoje pedimos a Deus o pão vindo do céu que é a Eucaristia, “remédio da imortalidade, antídoto para não morrer”. E temos os sacerdotes que consagram o pão e o vinho para se tornar Corpo e Sangue de Cristo, e como diz o próprio Jesus: “aquele que comer deste pão e beber deste sangue nunca mais terá fome e nem sede”.

Na segunda leitura (cf. Rm 8,35.37-39) o apóstolo São Paulo nos diz que nada nos separará do amor de Cristo, somos mais que vencedores diante de qualquer tribulação, porque Ele nos amou primeiro e nos ensinou que o amor vence qualquer barreira. O amor de Deus por nós se manifestou plenamente na Cruz, na entrega total de Seu filho Jesus por nós.

No Evangelho deste Domingo (cf. Mt 14,13-21) Jesus sacia a multidão faminta, Ele sente compaixão daquele povo que estava com fome e com cinco pães e dois peixes Jesus faz a multiplicação, sacia todos os presentes e ainda foi recolhido doze cestos com as sobras. Os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens sem contar mulheres e crianças. Assim como no deserto Deus alimentou o povo faminto que pedia o pão vindo do céu, Jesus sacia a fome desse povo sedento.

Muitas vezes nós nos sentimos sedentos de Deus, sedentos de sua Palavra, de nos encontrarmos com Ele nos Sacramentos, de sentir o perdão de Deus no sacramento da confissão, sedentos da Eucaristia. Podemos nos alimentar, beber água e instantaneamente nos saciarmos, mas só vamos encontrar a verdadeira saciedade em Jesus Cristo. Alimentando-nos d’Ele nunca mais teremos fome e nem sede.

Devemos todos os dias agradecer o alimento que conseguimos colocar em nossa mesa, fruto do nosso honesto trabalho e do suor. Mas quem nos deu a graça de conseguir aquele emprego e de podermos alimentar a nossa família todos os dias foi Deus. Temos que aprender a ser agradecidos, muitas vezes só queremos receber de Deus as coisas e não somos capazes de agradecer.

Esse mesmo povo que neste Evangelho de hoje é saciado por Jesus através da multiplicação dos pães depois não volta para agradecê-lo. Muitos só procuravam Jesus pelos milagres que ele fazia e não procuravam a pessoa dele.

Por isso aprendamos a ser agradecidos a Deus por todos os benefícios que recebemos dele e não o procuremos somente na hora difícil em que a situação aperta, mas o busquemos sempre, todos os dias. Ele nos espera na Eucaristia para se dar a nós em alimento e para dividirmos com ele nossas alegrias e nossas aflições.

E aprendamos que da Eucaristia inicia nossa missão, se houve a multiplicação do pão espiritual entre nós, devemos multiplicar aonde estivermos o pão material, pois mesmo o pouco com Deus é muito, e partilhando mesmo o pouco, todos teremos o necessário. Que Deus nos ajude a nunca faltar o alimento na nossa mesa para podermos sustentar nossa família.

De maneira especial nesta semana rezemos por todos os padres e pelas vocações pedindo ao Senhor da messe que envie muitos operários para trabalhar na sua vinha. E nunca nos falte aqueles ministros ordenados que “multipliquem” o pão para nós.

Que Deus e a Virgem Maria nos proteja e nos guie para o caminho do bem e do amor.

 

 

 

 

O post Partilha do pão apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.