Paróquia São João Batista celebrará a festa do precursor de Jesus

A Paróquia São João Batista, localizada na Avenida Vasco da Gama, já está se preparando para festejar o padroeiro. O templo é o único, entre as 100 paróquias que formam a Arquidiocese de Salvador, dedicado ao precursor de Jesus. O novenário, que teve início no dia 15, segue até o dia 23 de junho, sempre às 19h, com exceção da última noite, quando os fiéis se encontram às 18h.

No dia dedicado a São João Batista (24), as homenagens terão início às 7h com a Oração das Laudes, seguida da recitação do Terço e de testemunhos dos devotos. Às 10h acontecerá a primeira Missa do dia, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Já às 15h haverá a recitação do Terço da Misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A programação continua com uma Missa em ação de graças pela saúde dos fiéis, às 16h. Os festejos serão encerrados com a Missa Solene, às 19h, presidida pelo bispo auxiliar, Hélio Pereira dos Santos.

Gesto concreto

Além de celebrar a festa do padroeiro, os fiéis também realizam um gesto concreto por meio da doação de alimentos não perecíveis. A comunidade pede café, açúcar, arroz, macarrão, feijão, leite, papel higiênico, sabão em pó, água sanitária e desinfetante, que podem ser entregues durante o novenário.

São João Batista

João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.

A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.

São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.

O post Paróquia São João Batista celebrará a festa do precursor de Jesus apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.