Para superarmos os abismos sociais

Dom José Gislon
Bispo de Erexim

 

Estimados Diocesanos! A Quaresma é uma grande oportunidade na nossa caminhada de fé, de cristãos comprometidos com o Evangelho, para olharmos a realidade ao nosso redor, não a partir das nossas ambições de poder, mas a partir do olhar do coração, da compaixão, da justiça e do direito.

Não devemos ser cristãos que insistem em fazer dicotomia entre fé e vida. A fé celebrada somente no templo é uma fé muito pequena. A fé deve ser celebrada, mas também testemunhada nas nossas ações do dia a dia. A Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas, tem como objetivo geral: “Estimular a participação em Políticas Públicas, dos cristãos católicos, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem, como sinais de fraternidade”.

Podemos ser tentados a pensar que com tantos meios de comunicação social disponíveis, as pessoas já podem estar informadas o suficiente sobre seus direitos de cidadãos, sobre as Políticas Publicas, etc.. Mas a Campanha da Fraternidade quer ir além do apenas informar, ela quer conscientizar as pessoas sobre a importância de abraçarmos juntos “como comunidade de fé”, as nossas responsabilidades de cidadãos e cristãos na elaboração e na execução das Políticas Públicas.

O pecado da nossa omissão e da indiferença certamente contribui para o sofrimento dos mais necessitados na nossa sociedade. Ser cristão comprometido com o Evangelho é ajudar a construir uma fraternidade de irmãos, onde todos tenham dignidade de vida, segundo o projeto de Deus.

Vivemos no mundo da economia globalizada; precisamos aprender a globalizar a esperança, a solidariedade pela busca do bem comum, através de Políticas Públicas eficientes e continuadas, que respondam às necessidades primárias do nosso povo, para superarmos os grandes abismos sociais da nossa realidade brasileira.

 

 

O post Para superarmos os abismos sociais apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.