Papa Francisco e as Vocações

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira
Prelazia de Itacoatiara – Amazonas

Em setembro próximo, de 05 a 08, acontecerá o IV Congresso Vocacional do Brasil. Vamos neste artigo, a partir das mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações, que se realiza cada ano no quarto domingo da Páscoa, destacar alguns pontos de seu pensamento sobre as Vocações.

Deus é a origem das Vocações

Na mensagem de 2014 o Papa Francisco declara: “Jesus afirma que ‘a messe é grande’. Quem trabalhou para que houvesse tal resultado? A resposta é uma só: Deus. Evidentemente, o campo de que fala Jesus é a humanidade, somos nós”. Esta verdade é fundamentada nos relatos de vocação na Bíblia. Sempre é Deus que toma a iniciativa, o chamado é dEle. Basta recordar aqui alguns destes relatos: Abrão (Gn 12, 1-4); Samuel (1Sm 3, 1-10); Isaías 6, 8; Maria (Lc 1, 26-38); Apóstolos (Mt 4, 18-22); Paulo (At 22, 6-10).

Se é verdade que Deus quando chama nunca nos abandona, na realização do seu projeto sobre nós, é verdade, também, que Ele conta com a nossa adesão e a nossa colaboração. Isto aparece de forma muito evidente nos relatos bíblicos de vocação: Abrão partiu, Samuel coloca-se à escuta, Isaías se disponibiliza para ser enviado, Maria aceita ser a mãe do Filho de Deus, os Apóstolos abandonam os barcos de pesca e seguem Jesus, Paulo coloca-se à disposição perguntando o que devo fazer?

Vocação êxodo de si mesmo

O Papa Francisco em 2014 afirma que “toda a vocação exige sempre um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho… é necessário superar os modos de pensar e de agir que não estão conformes com a vontade de Deus”. Em 2015 ele nos lembra que “na raiz de cada vocação cristã, há este movimento fundamental da experiência de fé: crer significa deixar-se a si mesmo, sair da comodidade e rigidez do próprio eu para centrar a nossa vida em Jesus Cristo”.

Isto faz-nos recordar o que Jesus disse aos discípulos e a todos que queriam lhe seguir: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” (Mc 8, 34). De fato, não podemos ser cristão, ser Igreja, viver uma vocação específica (leigo, consagrado, ministro ordenado, missionário) se não colocamos em primeiro lugar em nossas vida a vontade de Deus, como Jesus fez (Jo 4, 34: “o meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou”) e nos ensinou a fazer (Mt 6, 10: “venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim, também, na terra).

O Papa Francisco na mensagem de 2015 nos alerta que “esta ‘saída’ não deve ser entendida como um desprezo da própria vida, do próprio sentir, da própria humanidade; pelo contrário, quem se põe a caminho no seguimento de Cristo encontra a vida em abundância, colocando tudo de si à disposição de Deus e do seu Reino”.

Quem se coloca a caminho com Jesus Cristo e assume sua vocação tem que viver como Ele viveu, sentir o que Ele sentiu e fazer como Ele fez. No contexto da última ceia, ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus disse: “Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós” (Jo 13, 15). Neste sentido, o Papa Francisco, na Mensagem de 2017, ensina-nos que “o discípulo não recebe o dom do amor de Deus para sua consolação privada…  não é chamado a ocupar-se de si mesmo nem a cuidar dos interesses duma empresa; simplesmente é tocado e transformado pela alegria de se sentir amado por Deus e não pode guardar esta experiência apenas para si mesmo”.

Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si

No nosso trabalho de orientação vocacional é muito importante lembrarmos deste alerta do Papa Francisco, de que a vocação não é para a pessoa que foi chamada, não é para benefício próprio, para promover-se, para exaltar-se. Vocação é verdadeiramente serviço. Vocação é o dom do Espírito para o bem comum, como nos ensina Paulo: “A cada um é dado a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos” (1Cor 12, 7).

Na mensagem de 2017, o Papa Francisco afirma, que o Evangelho “convida-nos a rejeitar a idolatria do sucesso e do poder, a preocupação excessiva pelas estruturas e uma certa ânsia que obedece mais a um espírito de conquista que de serviço”.

Em 2014, o Papa Francisco nos ensina que “a vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno… Isto significa, por vezes, ir contra a corrente e implica encontrar, também, obstáculos, fora e dentro de nós”.

“Ir contra a corrente” significa que temos de lutar contra o pensamento da sociedade pós-moderna, que nos impulsiona para viver o individualismo, o egocentrismo em detrimento dos interesses coletivos, comunitários. Ir “contra a corrente” significa viver o amor, a partilha, a solidariedade, o serviço, a valorização da comunidade, a defesa da vida.

A Igreja: onde a vocação germina, cresce e dá fruto

Na mensagem de 2016, o Papa Francisco nos lembra que “Deus chama-nos a fazer parte da Igreja e, depois dum certo amadurecimento nela, dá-nos uma vocação específica.” As vocações existem por chamado de Deus, na Igreja e para a Igreja cumprir a missão recebida de Jesus (cf. Mt 28, 18-20). Aqui temos bem presente no pensamento do Papa Francisco, a dimensão missionária de toda vocação. Ele afirma na mensagem de 2016: “ninguém é chamado exclusivamente para uma determinada região, nem para um grupo ou movimento eclesial, mas para a Igreja e para o mundo”.

Em 2017 o Papa Francisco disse: “O compromisso missionário não é algo que vem acrescentar-se à vida cristã como se fosse um ornamento, mas, pelo contrário, situa-se no âmago da própria fé”.

Serviço vocacional: responsabilidade de todos

Na mensagem de 2016, o Papa Francisco exorta “todos os fiéis a assumirem as suas responsabilidades no cuidado e discernimento vocacionais”. O serviço de suscitar, despertar e acompanhar as vocações na Igreja e para a Igreja, é um serviço fundamental e indispensável, pois sem vocações a Igreja morre, faltarão os “trabalhadores da Messe”, no dizer de Jesus (cf. Mt 9, 38).

Esta missão da Igreja de fazer germinar as vocações concretiza-se através: da oração perseverante pelas vocações; da ação educativa; do acompanhamento daqueles e daquelas que sentem o chamado de Deus; de uma cuidadosa seleção dos candidatos ao ministério ordenado e à vida consagrada (cf. Mensagem de 2016).

Se todos somos responsáveis, o Papa Francisco, na mensagem de 2016, afirma que os Presbíteros devem considerar o cuidado pastoral das vocações como uma dimensão fundamental do seu ministério. 

Propor aos jovens o seguimento de Cristo

O Papa Francisco na mensagem de 2017 nos faz uma boa provocação, quando diz: “é possível ainda hoje voltar a encontrar o ardor do anúncio e propor, sobretudo aos jovens, o seguimento de Cristo… os nossos jovens têm o desejo de descobrir o fascínio sempre atual da figura de Jesus, de deixar-se interpelar e provocar pelas suas palavras e gestos e, enfim, sonhar – graças a Ele – com uma vida plenamente humana, feliz de gastar-se no amor”.

O post Papa Francisco e as Vocações apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.