Padres renovaram Promessas Sacerdotais em Missa da Unidade

Catedral Basílica ficou lotada

Por volta das 7h30 desta Quinta-feira Santa (18), padres e diáconos da Arquidiocese de Salvador começaram a chegar à Igreja São Domingos de Gusmão, localizada no Terreiro de Jesus, onde se prepararam para a Missa da Unidade. Pontualmente, às 8h30, os sacerdotes seguiram em procissão até a Catedral Basílica, onde teve início a Celebração Eucarística, também chamada de Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais e dos Santos Óleos.

Presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a Missa da Unidade foi concelebrada pelos bispos auxiliares de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Hélio Pereira dos Santos; pelo bispo emérito da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula; pelo bispo emérito de Ponta de Pedras, no Pará, Dom Alessio Saccardo, SJ; e por padres da Arquidiocese de Salvador.

De acordo com Dom Murilo, para estar em unidade com cristo, o padre deve estar em unidade com os irmãos de sacerdócio “Celebramos a Missa da Unidade para lembrar o dia da Instituição do Sacerdócio e em função da Eucaristia; o sacerdócio foi instituído por causa da Eucaristia: ‘Fazei isso em memória de mim’. Unidos em torno de Cristo, nós somos chamados a nos unir também entre nós. Não há unidade com Cristo se não houver unidade entre nós”, afirmou.

É nesta celebração que os padres renovam as Promessas Sacerdotais, feitas por cada um no dia em que receberam a Ordenação Sacerdotal, para que assim continuem sendo um testemunho da salvação de Jesus Cristo. “É um momento especial, porque nós renovamos o ministério e o nosso desejo sincero de continuar. Isso revela que somos um presbitério, um clero unido e homens que querem cada vez mais servir à Igreja e continuar trabalhando em favor do povo de Deus”, afirma o padre Lázaro Silva Munida, pároco da Paróquia Santa Cruz.

Aos fiéis presentes, Dom Murilo perguntou se continuam rezando pelos presbíteros, e eles responderam: “Cristo ouvi-nos, Cristo atendei-nos”. Dom Murilo também pediu orações por ele e pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo.

Dom Murilo abençoou os óleos dos catecúmenos e consagrou o óleo do Crisma

Após a renovação das Promessas, três ânforas contendo azeite de oliva foram conduzidos por diáconos até o altar. O óleo dos catecúmenos, utilizado no Batismo e na Unção dos Enfermos, foram abençoados por Dom Murilo. Já o óleo do Crisma foi consagrado. A este, Dom Murilo misturou bálsamo perfumado, que significa a plenitude do Espírito Santo e, logo em seguida, soprou sobre o óleo. Além do Sacramento da Confirmação, o óleo consagrado também é utilizado para ungir a fronte do batizado, na Ordenação Episcopal, Ordenação Sacerdotal, dedicação de uma Igreja e na consagração de um altar.

A Missa da Unidade foi animada pelo Coral Nossa Senhora da Conceição, dos Arautos do Evangelho. “Vieram padres de todas as paróquias, de comunidades religiosas. Foi uma Missa bonita de fé e de amor. Eu tenho certeza que uma bênção especial desceu hoje sobre os padres, os diáconos e os seminaristas. O Senhor é que quer reanimá-los para que sirvam cada vez melhor”, disse Dom Murilo.

Texto e fotos: Sara Gomes / Emilly Lima








































































































O post Padres renovaram Promessas Sacerdotais em Missa da Unidade apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.