Os ecos da 57ª Assembléia Geral da CNBB

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Aconteceu, no Centro de Convenções Pe. Vítor Coelho, em Aparecida, a 57ª Assembléia Geral da CNBB. Como em todo ano, fim de gestão de uma presidência, foram aprovadas novas diretrizes gerais para a ação evangelizadora, que pautarão o período 2019-2023. Num clima de consenso e debate enriquecedor, se assumiu o compromisso de Evangelizar e transformar a realidade urbana e, especialmente, as culturas e mentalidades com a força e a Luz da mensagem da Boa Nova.

Quer-se apresentar, de modo vivo e atraente, o Deus presente que habita a cidade e nos convida a incluir a todos (as) no direito e projeto de ser cidade acolhedora, protetora da vida, solidária e fraterna, como Casa do Povo, especialmente dos pobres e excluídos da cidadania plena.

Destacou-se a temática desafiadora da mineração à luz das tragédias tristemente previstas pelo descaso, de Mariana e Brumadinho. Incentivou-se e animou-se, com alegria e entusiasmo, o Sínodo das Igrejas da Amazônia e o Mês Missionário Mundial, a realizar-se em outubro. As eleições da nova presidência da CNBB, e das Comissões Pastorais, se realizaram num ambiente tranqüilo e totalmente em comunhão, muito diferente das supostas tensões que certa mídia noticiava, sem saber realmente reconhecer o espírito de unidade e profecia na missão que impulsionava e inspirava a todo o episcopado.

Saímos da Assembléia fortalecidos, e certamente decididos, a não nos deixar intimidar ou perturbar, mas servir com amor e ternura ao povo sofredor, defendendo com firmeza seus direitos, e sempre caminhar juntos rumo ao Reino definitivo, fazendo acontecer os sinais de vida nova, de libertação e justiça que empoderam os pequenos a construir um projeto de Nação onde caibam todos (as), visibilizando a civilização do amor e da partilha. Deus seja louvado!

 

 

 

O post Os ecos da 57ª Assembléia Geral da CNBB apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.