Oitava Pascal traz para o centro da liturgia o mistério da ressurreição de Cristo

Com a celebração da Ressurreição do Senhor, na Vigília do Sábado Santo, a Igreja entra no Tempo Pascal, formado por sete semanas até a Solenidade de Pentecostes. Dentro desse período, tem-se a chamada “Oitava de Páscoa”, que é o conjunto dos primeiros oito dias do Tempo Pascal, iniciados no domingo após a Vigília da Ressurreição.

Cronologicamente são oito dias, mas o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber afirma que para a liturgia católica esses dias são como se fossem um só. “O fato pascal é tão importante que não cabe num só dia, pois ele dá origem ao cristianismo”, aponta.

Neste sentido, a Oitava Pascal traz para o centro da celebração litúrgica da Igreja o mistério da Ressurreição de Jesus Cristo. “O fato inusitado da ressurreição de Jesus Cristo abre uma nova visão sobre Deus e para os seguidores de Cristo, os cristãos”, afirma dom Rodolfo.

Mas, afinal, o que se celebra? Segundo o padre Luiz Camilo Júnior, missionário redentorista, no passado a oitava pascal era um tempo especial de contato com a fé para os que tinham sido batizados na Vigília Pascal. “No batismo, eles recebiam a veste branca, e esta era tirada no final da Oitava Pascal. Era momento para aqueles que renasceram pelo Batismo poderem experimentar a vida nova em Cristo”, explica.

Nessa perspectiva, padre Luiz Camilo Júnior afirma que a Oitava Pascal é um convite aos cristãos para fazerem de suas vidas uma contínua Páscoa, um tempo de renovar a confiança no Senhor, colocando em suas mãos suas vidas e os seus destinos. “É um tempo para que, ressuscitados com Cristo, aprendamos a buscar as coisas que são do alto”, finaliza.

O post Oitava Pascal traz para o centro da liturgia o mistério da ressurreição de Cristo apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.