“O luto e a dor à luz da fé” é o tema da live Igreja no Brasil desta quinta-feira (8)

A “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” desta quinta-feira, 8 de abril, às 17h, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil transmitirá, ao vivo, nas redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter), vai refletir sobre o tema “O Luto e a dor à luz da fé” e a importância da Pastoral da Escuta no contexto de tanto sofrimento e perdas.

De maneira constante, o tema da doença e da morte passou a ser um tema presente no cotidiano de milhares de famílias brasileiras com a Covid-19. As estatísticas apontam que cada pessoa que morre afeta, a grosso modo, outras cinco pessoas. Só nesta terça-feira, 6 de abril, o Brasil registrou mais de 4 mil mortes em razão da pandemia.

De acordo com o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, o mediador da série de lives “Igreja no Brasil Painel”, é necessário refletir à luz da fé como os católicos e a Igreja no Brasil podem ajudar as pessoas a superar este momento de dor causado pela doença e de luto pela perda de familiares e entes queridos.

Dom Joaquim Mol chama a atenção para a previsão dos especialistas que apontam que, proximamente, passaremos de meio milhão de brasileiros mortos pela covid-19, em sua imensa maioria, pessoas pobres, que depois de internarem seus familiares doentes, nem puderam mais vê-los e se despedirem, depois de mortos.

“O que nos diz a fé cristã? Como Deus nos consola? Como superar a dor da morte de anônimos para nós, mas pessoas amadas pelos seus? Como suportar com fé esse momento tão longo de vizinhança com a morte?”, estas são perguntas que serão aprofundadas nesta live.

São convidados para debater e aprofundar este assunto o médico e biotanatólogo, doutor Evaldo Assumpção, e o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Dom Armando escreveu a apresentação do livro “Humano Sofrer – Evangelizar as palavras sobre o sofrimento”, de Luciano Manicardi, publicado pela Edições CNBB.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um(a) convidado(a) especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Agenda 2021:
Acompanhe, a cada mês, sempre na primeira quinta-feira, das 17h às 18h, nas redes sociais da CNBB e em seu canal no link que segue: youtube.com/cnbbnacional.

Fonte: CNBB


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.