O grande sinal da presença do Cristo Ressuscitado

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 Todo o tempo Pascal nos leva a reconhecer e celebrar a presença do Ressuscitado entre nós e na Nova Criação. Certamente, uma experiência da nova existência em Cristo é conhecer, viver e testemunhar o mandamento-legado de Jesus: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Deveras, o seguimento do Senhor se mostra na capacidade de amar e servir dando a vida como Ele e por Ele.

Buscamos, muitas vezes, sinais de identificação dos cristãos: vestes, crucifixos, medalhas, que, certamente, são indicadores de piedade e devoção. Porém, como afirmava São João da Cruz, na tarde da nossa vida seremos julgados no amor. O sinal inequívoco, essencial e autêntico da práxis cristã é o amor apaixonado por Jesus, e pelos irmãos, especialmente os pobres, onde Ele se esconde.

Por isso, sempre dizia o Pe. Carlos Mujica na paróquia onde o Papa Francisco trabalhou na periferia: “por eles dou a vida, por eles me consagro”. Por isso, Tolstoi sempre ensinava que, onde habita a caridade, o amor fraterno, Deus ali está. E o amor aos irmãos supõe a vontade firme, benevolente de promovê-los integralmente, ajudando-os na sua realização plena como seres humanos e cristãos.

Este mandamento foi ensinado e exemplificado com o lava-pés, que significa colocar-se totalmente disponível para o serviço humilde, reparador e libertador aos nossos irmãos. A Madre Teresa de Calcutá gostava de repetir: “a fé em ação se chama caridade, e a caridade em ação se chama serviço”.

Viver o novo mandamento é mais que uma tarefa, é um estilo de vida e uma missão, que nos leva certamente a conhecer plenamente o amor, ternura e comunhão do Pai. Aprender a amar com total despojamento e entrega aos irmãos possibilita encontrar o sentido profundo da vida: quem não vive para servir, não serve para viver (pois, não constrói a sua casa sobre alicerce seguro e permanente). Deu seja louvado!

 

 

 

O post O grande sinal da presença do Cristo Ressuscitado apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.