O Bom Pastor que cuida e protege o rebanho

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos

O 4º Domingo da Páscoa nos apresenta o Ressuscitado que, como Bom Pastor, continua a dar vida e cuidar do rebanho. Poderíamos levantar a questão se, hoje, na cultura urbana e no meio da cidade moderna e secularizada, tem sentido apontar a Cristo como Pastor e falar de rebanho e de ovelhas para caracterizar o Povo de Deus organizado e em estado permanente de saída.

É necessário, sim, revisitar esta figura bíblica que se aplica na história de Israel, a Deus, aos reis e dirigentes e, como auto apresentação, ao próprio Jesus Salvador. Na cidade, sentimos claramente o apelo, como afirma o Papa Francisco, da existência de homens de Deus que, atualizando a presença de Jesus como o Pastor compassivo e misericordioso, se aproxime, pessoalmente, e carregue os sofrimentos e doenças dos moradores da cidade, tantas vezes imersos no descaso e na falta de cuidado.

Mais, torna-se exigência pastoral e missionária, a escuta, o acolhimento, discernimento e acompanhamento das pessoas que procuram experimentar e vivenciar um amor permanente e verdadeiro. Nunca será demais dizer que a cidade, com seus equipamentos e espaços, que oferecem serviços e atendimento de necessidades humanas, seria, facilmente, uma selva de pedra sem alma, sem o reconhecimento e a descoberta do Deus vivo que habita na cidade.

Para isso, a imprescindível e indispensável missão de pastores-sacerdotes, especialistas em humanidade e explicitadores do sentido profundo da vida, que continuem e prolonguem a presença do Bom Pastor que restaura, cuida e liberta, formando comunidades eclesiais adultas e missionárias na cidade. Quando o Bom Pastor edifica e protege a urbe, ela se torna a civitas amoris, a civilização do amor, onde todos são irmãos e vivem reconciliados em paz. Deus seja louvado!

O post O Bom Pastor que cuida e protege o rebanho apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.