Num exercício de colegialidade, Presidência da CNBB promove encontros com bispos das macrorregiões

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumpre, nesta segunda quinzena de abril, uma agenda de encontros virtuais com bispos das cinco macrorregiões de seus Regionais, a partir da divisão geográfica das cinco regiões brasileiras. Desde o dia 21 de abril, os quatro membros da Presidência da CNBB tem um momento de apresentação de temáticas e troca de experiências com as presidências dos Conselhos Episcopais Regionais, os secretários executivos e bispos que convidados, num “processo muito aberto de exercício de colegialidade”.

A observação quanto à colegialidade é destacada pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, que destaca a preocupação da Presidência da CNBB em manter o contato com as diversas realidades Brasil afora.

“Desde que a pandemia começou, a Presidência se viu diante da impossibilidade das reuniões presenciais. Então começamos a conversar com os Regionais. Fizemos no ano passado uma rodada com os 18 regionais da Conferência. Esse ano, dada a complexidade dos problemas e dada a consciência maior de que os problemas estão ligados, nós começamos a trabalhar com macrorregiões (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Oeste)”, explica.

Diante das questões comuns e “problemas globalizados” que afetam as grandes regiões do Brasil, as reuniões possibilitam “um intercâmbio maior que permite trocar experiências, se ajudar, se apoiar, essa experiência muito rica de colegialidade”, segundo dom Joel Amado.

A agenda

A primeira reunião com as macrorregiões dos Regionais foi no dia 21 de abril, com os Regionais da CNBB que estão no Nordeste (Nordeste 1, Nordeste 2, Nordeste 3, Nordeste 4 e Nordeste 5). Na sequência, no dia 23, os três regionais da região Sul (Sul 2, Sul 3 e Sul 4). Na última segunda-feira, 26, foi a vez dos regionais do Sudeste (Sul 1, Leste 1 e Leste 2). Ontem, 27, os regionais Centro-Oeste, Oeste 1 e Oeste 2, na chamada macrorregião Oeste. Os encontros serão concluídos na sexta-feira, 30 de abril, com os regionais do Norte (Norte 1, Norte 2, Norte 3 e Noroeste).

Temáticas

“Essas reuniões são construídas num duplo movimento: a presidência apresenta alguns assuntos e os regionais apresentam os seus assuntos”, explica dom Joel. Da parte da Presidência da CNBB, o grande assunto apresentado, de acordo com o secretário-geral, é a construção do Novo Estatuto da Conferência. Representando os assessores do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz), o padre Danilo Pinto dos Santos, apresenta uma síntese do estado da questão aos participantes.

A Presidência também aborda a situação do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e as possibilidades para a sustentação desse importante espaço de formação para o clero do Brasil afetado pelas consequências da pandemia da Covid-19.

O encontro se ocupa ainda de comunicações a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como o convite para um encontro virtual, no próximo dia 5 de maio; sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, com a escolha por parte do Regional de um representante para fazer parte da comissão de animação do encontro continental; e sobre a Ação Emergencial É Tempo de Cuidar, feita pelo segundo vice-presidente da CNBB, dom Mário Antonio da Silva.

“A realidade da pandemia é grave, a ação emergencial deu um salto de articulação – novas entidades vieram se juntar -, então dom Mário motiva a que se cresça um pouco”, pontua dom Joel.

Da parte dos regionais, as grandes questões que têm surgido são relacionadas aos desafios da pandemia, segundo dom Joel: “a pressão em cima da pessoa dos bispos – muitos bispos não tem muito espaço onde conversar, com quem dialogar; o que nós vivemos ano passado e um pouco esse ano com alguns temas que revelam uma grande diversidade no pensar dos bispos, mas isso não significa que não seja necessário manter a colegialidade e a unidade”.

Imagem de capa: reunião com macrorregião Oeste, em 27 de abril


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.