Novo álbum do Grupo OPA ressalta religiosidade dos festejos juninos e une oração aos ritmos típicos da época

“Oração em clima de São João” será lançado no dia 9 de junho

O Grupo Oração pela Arte (OPA) lança mais um álbum musical neste mês de junho nas plataformas de streaming, e CD, no dia 9, a partir das 11h, durante Celebração Eucarística que será seguida de confraternização na Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A venda do disco no dia do evento será revertida para a construção do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que vai concentrar as obras sociais da comunidade paroquial, e para o 41º Encontro Nacional do OPA, que ocorrerá em Salvador.

O álbum, intitulado “Oração em clima de São João”, traz uma coletânea de 17 canções nos ritmos típicos das festas juninas: forró pé de serra, baião, xote. As músicas ressaltam a religiosidade presente nos festejos e incluem cantos voltados para as liturgias das Missas no período. “Na Bahia, as pessoas aproveitam a festa de São João mas nem lembram ou fazem a associação que é uma homenagem a um santo”, explica o advogado e músico Rodrigo Moraes, idealizador do projeto e autor de músicas do álbum, sobre sua importância, colocando que duas faixas falam sobre São João Batista.

Segundo o padre Manoel Filho, pároco que abriu as portas da Igreja no CAB para o lançamento, o “Oração em Clima de São João” ajuda a lembrar o festejado. “Se comemos, tocamos fogos e dançamos ao som do forró, é por causa de um menino que nasceu para ser o precursor do Messias, São João Batista”, disse em texto elaborado (vide abaixo).

O álbum tem o apoio cultural do Colégio Antônio Vieira, com direção musical e arranjos de Carlinhos Marques, músico compositor baiano, ex-componente do Acordes Verdes. A direção geral é de Rodrigo Moraes e Luisinho Vieira. Há participações especiais de músicos reconhecidos e de trajetória católica, tais como Adelmário Coelho, Targino Gondim, Daniel Vieira, Silvinho do Acordeon.

NAS PARÓQUIAS  – Como parte do lançamento do álbum, o OPA estará realizando um Treinamento de Liderança Musical (TLM) voltado para integrantes dos cantos nas paróquias da Arquidiocese de Salvador e membros de movimentos, congregações, colégios católicos, aberto às comunidades.

O TLM, uma espécie de curso que visa formar e capacitar os líderes dos cantos da Igreja para tocar e cantar na liturgia das missas, ocorrerá no dia 7 de junho, às 19h, no Centro de Formação Dom Inocêncio (Rua Ceará, 174, Pituba), com inscrições pelo e-mail rodrigomoraes@uol.com.br, a uma taxa simbólica de R$ 10,00 para materiais, como livro de cifras e letras, entre outros.

O TLM terá a presença de Padre Casemiro Irala, fundador do OPA, e será coordenado pelo próprio Rodrigo Moraes, que também foi responsável pela direção geral do álbum.

GRUPO OPA – Fundado por Padre Casimiro Irala, o Grupo OPA existe há mais de 40 anos, com representações em diversos países do mundo e estados brasileiros. São pessoas que se reúnem voluntariamente com a intenção de rezar através da arte, e evangelizar.

FICHA TÉCNICA “ORAÇÃO EM CLIMA DE SÃO JOÃO”

Direção Geral: Rodrigo Moraes e Luisinho Vieira

Direção musical e arranjos: Carlinhos Marques

Produção executiva: Luisinho Vieira e Rodrigo Moraes

Músicos:

Géo Santos (percussão)

Carlinhos Marques (baixo e violão)

Silvinho do Acordeon (acordeon)

Backvocals: Carlinhos Marques e Angela Lopo

Capa: Hime Navarro

Arte Final: Luisinho Vieira

Gravação, mixagem e masterização: Natan Gravações – Salvador, Bahia – entre 2018 e 2019.

Assessoria de imprensa: Cannal de Ideias em Comunicação (Carla Ferreira)

Músicas e intérpretes:

01 – No amor de Cristo  – Targino Gondim

02 – Canção para João – Adelmário Coelho

03 – Estar aqui – Carlinhos Marques

04 – Piedade – Carlinhos Marques

05 – Glória – Carlinhos Marques

06 – Vou ouvir a Palavra – Carlinhos Marques

07 – Na beirinha do altar – André Caldeira

08 – Santo – Carlinhos Marques

09 – Pai-nosso – Daniel Vieira

10 – Me dê um abraço – Fernanda Vieira

11 – É hora de pão e vinho – Carlinhos Marques e Angela Lopo

12 – Tão em paz – Carlinhos Marques

13 – Começa a missão – Geraldinho Lins

14 – João Batista – Luisinho Vieira

15 – Semear a Palavra – Carlinhos Marques

16 – Quem sabe se dar – Fabinho Gesteira

17 – A vida da gente – Roberto Mesquita Ribeiro (Robertinho)

 

SOBRE O ÁLBUM “ORAÇÃO EM CLIMA DE SÃO” – TEXTO DE PADRE MANOEL FILHO, PÁRÓCO DA ÁREA PASTORAL ASCENSÃO DO SENHOR (PARALELA), ASSITENTE ECLESIAL DO MOVIMENTO ESCALADA E APOIADOR DO PROJETO.

O São João é a maior festa popular da Bahia!!!! Talvez esta afirmação possa surpreender aqueles que sempre pensaram que era o carnaval. Sim… é o São João.

No período da festa, a capital fica vazia, e a metade dos soteropolitanos viaja para as mais de 350 cidades que promovem festas. Das maiores às menores.

Um detalhe, infelizmente: como em outras festas cristãs, tomadas pela lógica do consumo, todos se lembram da festa e quase ninguém do festejado.

A verdade é que se hoje, no Nordeste e na Bahia, em especial, comemos, tocamos fogos e dançamos ao som do forró, é por causa de um menino que nasceu para ser o precursor do Messias, São João Batista.

O CD Oração em Clima de São João nos ajuda a lembrar o festejado sem deixar de festejar e orar. Não precisa excluir um para viver o outro.

E, no caminho da roça, já podemos preparar o coração, com a beleza das canções do OPA e do seu Padre Irala, para viver as alegrias do São João.

Padre Manoel Filho.

O post Novo álbum do Grupo OPA ressalta religiosidade dos festejos juninos e une oração aos ritmos típicos da época apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.