Tempo Litúrgico

Mês Missionário: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos” (Papa Francisco)

Levar cada vez mais longe a Voz do Senhor do Bonfim: esta é a missão da Família Excelsior. E no mês em que a Igreja reflete sobre as missões, damos graças ao Senhor pelas emissoras de rádio da Arquidiocese de Salvador, que fazem a Palavra de Deus chegar aos lugares mais distantes.

Você pode até não notar, mas a sua doação, quer seja orando, disponibilizando parte do seu tempo nos trabalhos voluntários da Família Excelsior ou contribuindo financeiramente para manter no ar as emissoras de rádio, é determinante para que esta missão aconteça.

E cada novo membro que chega à Família Excelsior é uma fonte de esperança e bênção, na certeza de que aumentam as chances de alguém vir a fazer a experiência do encontro com Jesus ao escutar a Voz do Senhor do Bonfim.

É um ‘trabalho de formiguinha’, mas que, guiado pelo Espírito Santo, já produziu resultados surpreendentes. A união faz a força e essa força continua permitindo que a Voz do Senhor do Bonfim cumpra sua missão de espalhar o bem, aprofundar a fé e defender a verdade através das ondas do rádio.

E anunciar a Boa Nova é missão de todos os batizados, como ressalta o Papa Francisco na mensagem escrita para o Dia Mundial das Missões de 2018, na qual fala com a comunidade cristã através dos jovens: “Queridos jovens, juntamente convosco desejo refletir sobre a missão que Jesus nos confiou. Apesar de me dirigir a vós, pretendo incluir todos os cristãos que vivem na Igreja a aventura da sua existência como filhos de Deus”.

Na mensagem, o Pontífice ressalta que todo o homem e mulher já é, em si mesmo, uma missão, e que ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que naturalmente fazem parte dos seus corações. É dessa forma que também são chamados a anunciar a Boa Nova, quer seja evangelizando nas comunidades, quer seja através dos veículos de comunicação, fazendo a Palavra chegar cada vez mais longe.

Não por acaso, o Papa Francisco nos lembra: “Ninguém é tão pobre que não possa dar o que tem e, ainda antes, o que é. Apraz-me repetir a exortação que dirigi aos jovens chilenos: ‘Nunca penses que não tens nada para dar, ou que não precisas de ninguém. Muita gente precisa de ti. Pensa nisso! Cada um de vós pense nisto no seu coração: muita gente precisa de mim’ (Encontro com os jovens, Santiago – Santuário de Maipu, 17/I/2018)”.

Contar com cada um na missão de difundir a Boa Nova é fundamental. Nesse mês de outubro, convide mais alguém para fazer parte da Família Excelsior, explicando que todos podem ser evangelizadores ao ajudar a Igreja a evangelizar através do rádio.

O Papa Francisco finaliza a mensagem ressaltando: “Será mais uma oportunidade para vos tornardes discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão até os últimos confins da Terra. A Maria, Rainha dos Apóstolos, aos santos Francisco Xavier e Teresa do Menino Jesus, ao beato Paulo Manna, peço que intercedam por todos nós e sempre nos acompanhem”, roga o Pontífice.

Que, ao término do Ano Nacional do Laicato, o compromisso assumido com a evangelização possa refletir a resposta ao chamado de Deus e da Igreja na reflexão da sua essência e carisma: levar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as criaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *