Arquidiocese de Salvador

Catedral Basílica de Salvador é Reinaugurada

Após mais de dois anos de reforma, a Catedral Basílica de Salvador, localizada no Terreiro de Jesus, voltou a abrir as suas portas para o povo de Deus.

Em processo de restauração desde abril de 2015, a igreja-sede da Arquidiocese de Salvador abriga um importante acervo histórico e cultural formado pela sua estrutura e objetos sacros.

A intervenção contemplou a requalificação de espaços internos, como a sacristia, bem como a recuperação de azulejos e a execução de obras de restauro de imagens e bens integrados.

A Catedral Basílica é considerada uma das mais ricas expressões da arte barroca, mas a ação do tempo, a umidade e o salitre trouxeram danos ao templo, tanto externa, com o comprometimento da pintura da fachada pelo limo, como internamente, com a ação do cupim.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, visitou a Catedral durante as obras e celebrou seu aniversário, no último dia 19 de setembro, em missa realizada na presença do povo de Deus.

A Catedral Basílica foi reaberta ao público no último dia 14 de setembro, quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou o templo de volta à Arquidiocese de Salvador, em evento transmitido pela Rede Excelsior de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *