Arquidiocese de SalvadorIgrejaNotícias

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral preparou o próximo quadriênio (2020-2024)

Com o objetivo de preparar as ações para o próximo quadriênio, a Arquidiocese de Salvador realizou na manhã deste sábado (24) a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2019. O encontro, que aconteceu no Auditório Dom Geraldo Majella Agnelo, localizado na Cúria Metropolitana, teve como tema central a proposta do documento da Conferência Geraldo dos Bispos do Brasil (CNBB): “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Dentre as prioridades pastorais está a evangelização no espaço urbano.

Para dar início ao encontro, o padre Adilson Silva dos Santos e a Comunidade Nascidos da Cruz conduziram a oração inicial. Em seguida, jovens levaram ao palco do auditório elementos que recordam os pilares da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil: a Bíblia (Palavra), o pão (Pão), a imagem da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Caridade), cajados e sandálias (Ação Missionária). “Essas Diretrizes devem iluminar a nossa Assembleia, a nossa ação pastoral e todo o nosso trabalho. Eu chamo atenção para cinco pontos dessas diretrizes que vão orientar o nosso trabalho: não adianta ficarmos sonhando: ‘ah, antigamente era mais fácil, as pessoas eram mais religiosas, a frequência na Igreja era maior…’. Não! Nós temos que olhar 2019 como é a realidade e essa realidade, com todos os seus desafios, que não são poucos, é lugar da presença de Deus. Portanto, sejamos bem realistas”, disse Dom Murilo.

O segundo ponto destacado pelo Arcebispo foi a necessidade de renovar o encontro pessoal com Cristo. “Quando a gente caminha temos sempre diante de nós o objetivo: onde eu quero chegar? E para nós, o objetivo é claro: Jesus Cristo. Nós não somos uma ONG [Organização Não-governamental], nós somos uma Igreja Particular que caminha com Cristo, por Cristo e em Cristo, e queremos que Ele, então, oriente tudo”, disse. Dom Murilo ressaltou, ainda, que todas as pessoas precisam ser amadas. “Eu penso que uma das características da Irmã Dulce foi esta: ir ao encontro daqueles que ela encontrava. Não ficou sonhando com uma Salvador melhor, não! Arregaçou as mangas e foi ao encontro de quem precisava”, afirmou. Dom Murilo falou também sobre os ambientes que mais necessitam de evangelização. Queremos atingir a todos e, por isso, os nossos projetos pastorais deverão levar em conta, sempre, todos”, afirmou

Para que os participantes pudessem conhecer, ainda melhor, a Arquidiocese de Salvador, a Pastoral da Comunicação (Pascom) preparou um vídeo institucional [assista aqui]. O coordenador Arquidiocesano e Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur), padre Manoel Filho, falou sobre o desafio de evangelizar no mundo urbano, “cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”, e também sobre a comunidade missionária numa perspectiva pessoal, comunitária e ambiental”, disse o padre Manoel.

Para que os participantes pudessem apontar ações pastorais a partir do que era proposto, eles foram divididos nos grupos “Palavra”, “Pão”, “Caridade” e “Ação Missionária”. Após as reflexões sobre os pilares, representantes dos grupos expuseram as análises. “A Assembleia que nós realizamos foi para preparar o quadriênio. Agora nós vamos colocar em prática o que foi sugerido pelos participantes tendo em vista a realidade de cada paróquia, de cada comunidade, de cada movimento e de cada pastoral. A expectativa é que a gente possa alcançar as realidades que ficam distantes da Região Metropolitana, buscar fazer presença através de formações, de acompanhamentos dos grupos e levando, em primeiro lugar, o Evangelho, que é o convite que recebemos de Jesus. Enfim, eu agradeço por estes quatro anos que trabalhei na Coordenação de Pastoral e no próximo ano nós vamos eleger o novo coordenador para continuar organizando a vida pastoral da Arquidiocese juntamente com o Arcebispo”, afirmou o coordenador de Pastoral, padre Ricardo Henrique.

Texto: Sara Gomes

Fotos: Emilly Lima







































































O post Assembleia Arquidiocesana de Pastoral preparou o próximo quadriênio (2020-2024) apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados