Arquidiocese de SalvadorIgrejaNotícias

Solenidade de Corpus Christi reunirá fiéis no Centro de Salvador

No dia 20 de junho, a Igreja celebrará a Solenidade dos Santíssimos Corpo e Sangue de Jesus Cristo (Corpus Christi). Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira, Garcia), às 8h. Logo após a Celebração Eucarística, haverá a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Santuário Nossa Senhora da Piedade (Piedade, Centro de Salvador), onde haverá a bênção final.

Embora, neste dia, as paróquias da Arquidiocese contem com programações próprias para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, todas elas, os grupos, movimentos, pastorais, irmandades e associações são convocados a participar da celebração no centro da cidade, e a levar faixas e estandartes.

É importante destacar que o local da Missa e o percurso da procissão foram alterados devido as obras de requalificação que estão sendo realizadas na Rua Chile.

Corpo e Sangue de Cristo

Originada no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo pedindo-lhe que a Eucaristia fosse celebrada com destaque, a Solenidade de Corpus Christi teve início somente no ano de 1264, por meio da bula Transiturus de hoc mundo, instituída pelo Papa Urbano IV. No ano de 1269, a solenidade foi oficialmente decretada. “Nós, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, temos um compromisso especial com Jesus Eucarístico: esta foi a primeira cidade do Brasil a organizar e promover a solenidade de Corpus Christi. Aqui aconteceu, pela primeira vez em nosso país, a já tradicional procissão ligada a essa solenidade. Nossa cidade foi o altar onde Jesus, pela primeira vez, foi adorado solenemente!”, afirma Dom Murilo.

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

O post Solenidade de Corpus Christi reunirá fiéis no Centro de Salvador apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados