Nomeada por Dom Murilo, nova diretora executiva do Instituto Feminino da Bahia será apresentada no dia 1º de julho

Dra. Taciane Barros de Melo é advogada, graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2010) e  especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica do Salvador (em andamento).

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, nomeou como nova diretora executiva do Instituto Feminino da Bahia, a advogada Taciane Barros de Melo. A apresentação da Dra. Taciane aos funcionários do Instituto acontecerá na próxima segunda-feira, dia 1º de julho. Para falar um pouco sobre esta nova missão, a Pastoral da Comunicação (Pascom) realizou uma breve entrevista com a Dra. Taciane. Confira:

Pascom – Quais serão as principais prioridades para o Instituto Feminino da Bahia a partir de agora?

Dra. Taciane – Qualquer pessoa que visitar a sede do Instituto se deparará, assim que adentrar no edifício, com a seguinte inscrição: “Aqui se quer trabalhar para a maior glória de Deus”. A obra iniciada por dona Henriqueta Martins Catharino e pelo monsenhor Flaviano Osório Pimentel, fundadores da instituição é, sobretudo, uma obra inspirada pela fé. Por isso a fé, outrora mola propulsora desta grande obra, continuará sendo o nosso ponto de partida e indicador das prioridades do Instituto Feminino da Bahia.

Guiados por essa motivação, temos como uma das prioridades a atualização da instituição, que é quase centenária, sem que ela perca a sua essência e identidade, para que continue cumprindo com a sua finalidade e os seus objetivos estatuários, permanecendo fiel às aspirações e valores dos seus fundadores.

Pascom – De que forma a nova gestão executiva pretende tornar o Instituto Feminino da Bahia mais conhecido?

Dra. Taciane – Desde a sua criação, em 5 de outubro de 1923, o Instituto sempre chamou a atenção da sociedade em razão da sua vocação à promoção da pessoa humana e da sua dignidade, inicialmente materializada na preocupação com os mais necessitados e com a mulher, sua educação, formação moral, inserção no mercado de trabalho, iniciativas consideradas pioneiras para a época. As ações realizadas pelo Instituto, em razão da sua relevância, sempre estavam na pauta dos principais jornais e até hoje a instituição é procurada por estudantes e pesquisadores para consulta a obras que integram o seu acervo.

Mas os tempos são outros e também a comunicação passou por profundas transformações a partir das novas tecnologias. Por isso, o que pretendemos agora é fazer um melhor uso dos meios de comunicação para aproximar o Instituto Feminino da Bahia do público, dar um maior destaque a importância do Instituto para a história da nossa cidade e do Estado da Bahia, além de mostrar o quanto ele ainda pode contribuir com a sociedade através das suas ações religiosas, culturais e sociais; resgatar a sua importância para a memória da nossa cidade através de iniciativas pioneiras e que se destacaram pelo impacto positivo que causaram.

Pascom – Como você enxerga esta nova missão que lhe foi confiada pelo Arcebispo?

Dra. Taciane – Correndo o risco de ser redundante, mas enxergo como uma missão! Como missão de, junto à administração da instituição e seus colaboradores, permanecer fiel à sua razão de ser.  Não é apenas um encargo, uma função.

É um grande desafio, pois se trata de uma instituição quase centenária e que sempre desempenhou um papel fundamental através das ações voltadas à promoção da assistência social, da cultura, da defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e religioso. Há, ainda, a grande responsabilidade de respeitar a história da Fundação, o legado dos seus fundadores, assim como o trabalho realizado por tantas pessoas que contribuíram com a condução da instituição e se dedicaram para que esta obra de serviço a Deus por meio do amor ao próximo fosse mantida por tanto tempo, alcançando inúmeras pessoas.

O post Nomeada por Dom Murilo, nova diretora executiva do Instituto Feminino da Bahia será apresentada no dia 1º de julho apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.