A “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” desta quinta-feira, 1º de abril, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil transmitiria, ao vivo, em suas redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter), foi adiada para a próxima semana, dia 8 de abril, no mesmo horário, das 17h às 18. O encontro virtual, ao vivo, vai discutir o tema “O Luto e a dor à luz da fé” e a importância da Pastoral da Escuta no contexto de tanto sofrimento e perdas.
De maneira constante, o tema da doença e da morte passou a ser um tema presente no cotidiano de milhares de famílias brasileiras com a Covid-19. As estatísticas apontam que cada pessoa que morre afeta, a grosso modo, outras cinco pessoas. Desta forma, considerando o número de mortos pela Covid-19 temos, então, 315 mil x 5 = 1.575.000 milhão de pessoas de luto em um ano de pandemia.
De acordo com o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, o mediador da série de lives “Igreja no Brasil Painel”, é necessário refletir à luz da fé como os católicos e a Igreja no Brasil podem ajudar as pessoas a superar este momento de dor causado pela doença e de luto pela perda de familiares e entes queridos.
São convidados para debater e aprofundar este assunto o médico e biotanatólogo, doutor Evaldo Assumpção, e o bispo de Santana do Livramento (BA), dom Armando Bucciol, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e autor do livro “Humano Sofrer – Evangelizar as palavras sobre o sofrimento”, publicado pela Edições CNBB.
Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel
O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. Estas lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.
A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um(a) convidado(a) especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.
Agenda 2021:
Acompanhe, a cada mês, sempre na primeira quinta-feira, das 17h às 18h, nas redes sociais da CNBB e em seu canal no link que segue: youtube.com/cnbbnacional.
Fonte: Noticias da CNBB