O Jornada de Oração Excelsior nasceu a partir da experiência obtida no Cerco de Jericó que aconteceu no ano de 2018.
Após uma tarde de intensa oração e resposta positiva dos presentes, Pe Aderbal percebeu a urgente necessidade que as pessoas têm de oração, proferindo uma frase que direcionou a proposta do programa: “Eu entendi que o povo precisa de oração!”.
O Jornada de Oração Excelsior vai ao ar toda última quinta-feira de cada mês, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa (Av. Joana Angélica – Centro), das 15h30 às 17h00, com transmissão ao vivo pela Rede Excelsior (AM840, FM106.1, site e aplicativo).
O programa contém quatro partes. Inicia com um momento de Louvor, seguido da Invocação do Espírito Santo, proclamação com breve reflexão de um trecho bíblico e oração diante do Santíssimo Sacramento exposto no centro da igreja. O momento de oração é o mais extenso e marcante do programa. Logo após o programa, às 17h00, começa o Ciranda da Fé seguido da Santa Missa das 18h10, também com transmissão ao vivo, mas não necessariamente dão continuidade ao tema do Jornada de Oração.
O Jornada de Oração Excelsior conta com a colaboração de dois grupos de oração: o Mães que oram pelos filhos, coordenado por Lúcia Lira, e o grupo Nossa Senhora do Cenáculo, grupo carismático que tem à frente Josenora Rocha e Benidete Dias. Estes grupos são os que conduzem os momentos do programa. O radialista Reis Moura faz a conexão do Jornada de Oração com o estúdio da Rede Excelsior. A coordenação geral do programa é feita por Aidil Brites com supervisão de Padre Aderbal Galvão.
O Jornada de Oração Excelsior tem a proposta de a cada ano ter um tema central que direcionará as orações no decorrer dos meses (em 2019 o tema central é “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”) e em cada mês as orações e reflexões acontecem baseadas em subtemas de acordo com o ano litúrgico da Igreja (ver tabela abaixo). As temáticas voltadas para Família e para o Serviço são pontos centrais nas reflexões e orações, buscando atingir principalmente as pessoas que estão passando por momentos difíceis como: situação de desemprego, enfermidades, depressão, pessoas encarceradas, etc…, e que estão impossibilitadas de estar presente na igreja. Enfim, levar mensagens de força e esperança, fortalecer a fé e estimular o público a servir a Deus, sempre com a Palavra de Deus.
As pessoas que conduzem os momentos de oração tomam o máximo cuidado de inserir o ouvinte que não pode estar presente na igreja, propondo (ao ouvinte) preparar o ambiente para a oração e se colocar em posição como se estivesse presente na igreja, diante do Santíssimo Sacramento.
Após o término do Jornada de Oração, às 17h00, inicia-se o Ciranda da Fé que é conduzido por sacerdotes diversos, dependendo do dia, e não necessariamente segue a mesma temática. A partir das 18h00 a tarde de oração da Excelsior finaliza com o “Momento Mariano” (Dom Marco Eugênio) e a Santa Missa, normalmente celebrada por Padre Aderbal que muitas vezes faz o “link” com o tema abordado no Jornada de Oração da Excelsior.