Grebicat apresenta indicativos para o texto-base do Mês da Bíblia 2020

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, aconteceu a reunião do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat), no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). A iniciativa teve como pauta inicial apresentar os indicativos para o texto-base do Mês da Bíblia 2020, com lema “Abre a tua mão para teu irmão!”, fundamentado no Livro do Deuteronômio, que terá como redator principal o professor Luiz José Dietrich, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Ainda no primeiro dia, foi aberta aos presentes a avaliação do quadriênio do Grebicat enquanto assessoria da atual Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, cujo responsável é o padre Antonio Marcos Depizzoli. Alguns pontos foram elencados na perspectiva de avanços e desafios, entre eles a produção de subsídios para a animação do Mês da Bíblia, relembrando os quatros livros abordados: Miquéias, 1ª Carta aos Tessalonicenses, Livro da Sabedoria e 1ª Carta de João.

Na sequência foi possível também avaliar a produção do livro “E seguiram Jesus: caminhos bíblicos de iniciação”, como ressonância do capítulo 1 do Documento 107 da CNBB, para o qual existe pedido de tradução para o espanhol. A 4ª Semana Brasileira de Catequese, iniciativa da Comissão também foi abordada, assim como alguns documentos do Celam.

A reunião do Grebicat debruçou-se ainda sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em processo de redação, sobretudo no que diz respeito à Animação Bíblica da Vida e da Pastoral e à Iniciação à Vida Cristã, e as propostas apresentadas pelos coordenadores regionais, reunidos de 14 a 16 de fevereiro no CCM, em Brasília (DF).

Ao refletir sobre a caminhada do Grebicat neste quadriênio (2015-2019), o irmão Denilson Mariano afirmou que o período foi muito enriquecedor e fecundo. “O processo de trabalho foi facilitado pelo bom entrosamento do grupo num clima de fraternidade, mútua aceitação, leveza e espiritualidade”, disse.

Com informações do Grebicat

O post Grebicat apresenta indicativos para o texto-base do Mês da Bíblia 2020 apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.