Fiéis acompanharam procissão que faz memória ao encontro de Jesus com Nossa Senhora no caminho até o calvário

Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos saiu da Igreja da Ajuda

Centenas de fiéis participaram da tradicional Missa e Procissão do Encontro, que aconteceu nesta Quarta-feira Santa (17), na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, com início às 12h40. A Missa, que durou cerca de uma hora, foi presidida pelo padre Nilton Francisco e concelebrada pelo padre Jonathan de Jesus.

Após a Celebração Eucarística houve a recitação da Oração dos Passos, e, em seguida, os fiéis se dirigiram junto a imagem do Senhor dos Passos em caminhada até o encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores, Sua Mãe, que o aguardava na frente da Igreja São Domingos de Gusmão. Para Viviane Marques, que participou da procissão pela primeira vez e promete que vai participar mais vezes, a Procissão do Encontro “é um momento importante para que as pessoas possam relembrar o sacrifício de Cristo”.

A Procissão do Encontro é a celebração litúrgica do momento em que ocorre o encontro da Virgem Maria com Seu Filho Jesus, que carrega a cruz no caminho até o calvário. “Tradicionalmente, aqui no Centro Histórico, nós fazemos essa memória na Quarta-feira de Trevas, saindo a imagem do Senhor dos Passos da Vera Cruz da Igreja da Ajuda e encontrando Nossa Senhora das Dores na Igreja de São Domingos”, conta o padre Jonathan.

Para a Igreja, a representação litúrgica também tem um significado forte porque evidencia a participação de Nossa Senhora. “Hoje nós recordamos as dores de Maria, a virtude para suportar tudo aquilo mantendo o espírito de fé com serenidade. A Missa do Encontro nos ensina muitas coisas, mostra Nossa Senhora como modelo para nós, além da Morte de Jesus, que é necessária para nós e para a nossa salvação”, afirma o padre Nilton.

Após o encontro das imagens, os fiéis seguiram de volta para a Igreja da Ajuda, onde aconteceu o encerramento e a bênção final.

Confira fotos!

Fotos: Emilly Lima




















 

O post Fiéis acompanharam procissão que faz memória ao encontro de Jesus com Nossa Senhora no caminho até o calvário apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.