Milhares de fiéis participaram, na manhã deste domingo (8), da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia. A Basílica Santuário dedicada à Virgem Maria, localizada no bairro do Comércio, ficou lotada logo nas primeiras horas da manhã e os devotos participaram das Missas às 5h, 6h, 7h e 8h. “Eu sou muito devota de Nossa Senhora da Conceição e todos os anos eu venho participar para agradecer por tantas e tantas graças alcançadas pela intercessão da Mãe de Jesus e minha Mãe”, afirmou a devota Maria da Conceição Borges.
Às 9h o Arcebispo de Salvador e Prima do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Missa Solene, que foi campal, em frente à Basílica. “A Festa da Imaculada Conceição da Praia faz parte da espiritualidade Mariana. Podemos dizer que aqui na Bahia começou e se expandiu a devoção à Nossa Senhora e por todo o Brasil, por isso é grande a nossa responsabilidade, mas também é grande a responsabilidade da Mãe de Jesus, coroada como Padroeira do Brasil e ela tem que estender a sua intercessão e proteção para todo este Estado que tanto a ama. Nós agradecemos ao Senhor pela escolha da Mãe para o Seu Filho , e agradecemos ao Seu Filho que nos deu de presente essa Sua Mãe tão querida”, afirmou.
Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a devoção à Nossa Senhora e convocou os fiéis a observarem como eles vêem a Mãe de Jesus. “Hoje queremos olhar para Maria, a Imaculada, a concebida sem pecado, aquela que foi privilegiada da parte de Deus em vista de Seu Filho Jesus. Mas, como queremos vê-la? Com que olhar? Em primeiro lugar, queremos olhar para Maria com o olhar de filhos e filhas. É um privilégio que a gente nem entendeu ainda podermos chamá-la de Mãe. Dizer para ela aquilo que ela ouviu durante 30 anos na casa de Nazaré, e mais os três anos da pregação de Jesus: ‘Mãe, minha Mãe’”, disse.
Este ano os fiéis têm um motivo a mais para comemorar: 470 anos da devoção à Nossa Senhora da Conceição da Praia. “Estamos celebrando a festa jubilar de fé e devoção à Virgem da Imaculada Conceição da Praia, desde o tempo em que não existia a Avenida Contorno, desde o tempo em que a praia batia no pé da montanha, foi neste tempo que Thomé de Souza mandou construir uma ermida, uma pequena capela”, recordou o reitor da Basílica, padre Adilton Pinto Lopes.
Ao dar a bênção final, Dom Murilo concedeu também a Indulgência Plenária, que é a manifestação da bondade e da misericórdia de Deus Pai em favor de seus filhos. A palavra indulgência também significa clemência, bondade, brandura, leveza. É o perdão, a remissão dos pecados que a Igreja concede pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Hoje estamos em festa, são 470 anos de fé e devoção à Nossa Senhora da Conceição. Estamos aqui, depois de nove dias, e com muito carinho conseguimos alcançar o nosso objetivo: evangelizar”, disse a juíza da Irmandade Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Marília Gabriela da Silva Dias.
Após a Celebração Eucarística teve início a procissão com as imagens de Deus Menino, Santa Dulce dos Pobres e Nossa Senhora da Conceição da Praia que estava em um andor ornamentado com rosas nas cores rosa e branca. “É muita emoção poder estar aqui hoje. Eu cheguei cedo e quero ficar o dia todo, até a Missa da Amizade que vai acontecer às 15h”, disse o devoto José Manoel da Silva.
Texto e fotos: Sara Gomes
O post Festa da Padroeira da Bahia reuniu milhares de fiéis na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador