Férias com lucidez e cuidado  

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Este ano que iniciamos continua no ritmo anterior, onde o tempo tinha se dissociado do espaço alterando rotinas e a própria convivência familiar e social. O que os romanos diferenciavam com limites bem precisos, o negócio (trabalho) e o ócio (lazer, tempo livre),  ficou, pela pandemia, descontínuo e interrompido; a casa virou home office e o trabalho se descentralizou e instituiu novos turnos e rotinas.

Nesta conjuntura ainda presente, as férias também acontecem em cenários (os mesmos que muitos frequentaram durante o ano) ou praias e sítios próximos que oferecem descanso. Mas, o próprio repouso foi alterado por calendários ainda abertos, as incertezas que pairam: ensino semi presencial ou on line, trabalho de meio turno ou turno inteiro, sem comentar a dura situação dos que estão desempregados.

Por isso, o foco das férias deverá ser o resgate da lucidez, da paz interior, da recuperação de perdas e feridas, para continuar vivendo em equilibrio. Será necessário empreender viagens interiores, visitar e curar nosso imaginário, investir na ecologia interna pacificando a nossa mente, fortalecer a resiliência e a paciência e ampliar os canais de comunicação com a família e com os amigos.

Sem olvidar, é claro, das disciplinas do cuidado. Para além do trabalho de superação da estafa e das descompensações interiores, a máscara é nossa proteção em todos os lugares externos. Não aglomerar-se ou permanecer em lugares fechados e pouco ventilados. Repor as vitaminas, sais minerais, adotar uma alimentação mais saudável, pois o alimento é o melhor remédio. Trabalhar a respiração  consciente, pois nela está a vida, limpar os pulmões de tudo que seja tóxico.

Mexer-se, alongar-se, caminhar sempre que possível, e, o que é mais importante, privilegiar momentos fortes de silêncio interior, de autoconhecimento, na meditação para abrir estrada para Deus, aprendendo a contemplá-lo e escutá-lo. E, finalmente, seja grato pela vida, pela liberdade, por poder respirar e porque você é um dom e uma dádiva de Deus. Muita paz, amor e saúde nas suas férias!

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.