Palavra do Pastor

Mensageiros da Verdade

Na mensagem que o Papa Francisco escreveu para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, ele fez uma crítica severa às notícias falsas (“fake news”) que circulam por toda a parte. Ele deixou claro que não se pode construir uma vida em cima de mentiras e apontou uma solução: conduzir-nos pela verdade. Jesus foi claro: “A verdade vos libertará!” (Jo 8,32).

Para distinguir a verdade da mentira, é necessário seguir o seguinte critério: o que favorece a comunhão e promove o bem, é verdadeiro; o que isola e divide as pessoas, é mentira. Colabora com a verdade quem busca o bem e o diálogo sincero.

Em nosso dia a dia, somos chamados a cuidar do que ouvimos. É preciso, antes de divulgarmos uma notícia, informarmo-nos sobre sua veracidade. Há muita mentira sendo espalhada. Não podemos divulgar uma notícia só porque a recebemos e a achamos interessante. Uma notícia falsa pode ter o aspecto de verdadeira. Se não estivermos atentos, ajudaremos a criar nos outros, com a mentira que ajudamos a divulgar, sentimentos de ansiedade, desprezo, ira ou frustração.

Uma emissora de rádio, que se guia pelos valores do Evangelho, deve estar a serviço da verdade. É esse o compromisso das emissoras da Rede Excelsior de Comunicação. Com sua ajuda, amigo da Família Excelsior, vamos trabalhar para levar respeito onde houver agressividade, paz onde houver ódio, e verdade onde houver falsidade.

Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *