Palavra do Pastor

João Batista: Amigo de Jesus

Neste mês de junho, em poucos lugares de nosso país o nascimento de São João Batista é tão celebrado como aqui no Nordeste. Há mil iniciativas em sua homenagem: “shows”, artistas contratados, comidas especiais, viagens ao interior, foguetes, fogueiras etc. Tudo isso em vista daquele que recebeu a missão de preparar os caminhos do Senhor. Mas será que tudo é feito realmente para São João Batista? É ele que está no centro de toda essa movimentação neste mês? Temo que não! Desconfio que muitos se utilizam do nome dele sem nem mesmo se lembrar de seus ensinamentos…

Pobre São João Batista! Ele merece muito mais do que ter seu nome ligado a uma festa folclórica! Merece ser um modelo a imitar, uma vida a celebrar, um comportamento a ser seguido. Afinal, é raro encontrar alguém com a humildade que ele tinha. Sua paixão por Jesus Cristo o consumia: procurava servi-lo mesmo considerando-se indigno de desamarrar suas sandálias. Sua fidelidade lhe custou a vida: morreu por ser coerente com o que ensinava.

Diante do esquecimento de São João em sua festa, o que fazer? Acabar com ela? Certamente, não! Deveremos, sim, mudar a maneira de celebrá-la, dando-lhe o lugar que ele tem direito, lembrando-nos de seus feitos, recordando suas palavras etc. Não lhe prestamos homenagem alguma apenas usando seu nome para nos divertirmos.

A Rede Excelsior de Comunicação vai empenhar-se para valorizar as festas juninas – isso é, para que as transformemos numa grande homenagem àquele que foi um dos maiores amigos de Jesus. Esteja atendo ao que ela lhe propor!

Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *