Editoriais

Família Excelsior e a Semana Missionária

Entre os próximos dias 22 e 28, comunidades, paróquias e dioceses de todo o Brasil participarão da Semana Missionária Nacional ‘Igreja em saída’, momento forte do Ano Nacional do Laicato. Organizada pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e pelas 18 regionais da CNBB, “a Semana Missionária Nacional é, sem dúvida, a menina dos olhos do Ano do Laicato”, afirma o assessor nacional do CNLB, Laudelino Augusto.

O evento será realizado fundamentado no Documento 105 ‘Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade’, que explica que a “Igreja em ‘chave de missão’ significa estar a serviço do Reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. Uma Igreja ‘em saída’ entra na noite do povo, é capaz de se fazer próxima e companheira, mãe de coração aberto para curar feridas e aquecer o coração” (CNBB 105, nº 170).

Por isso mesmo a Semana Missionária quer ser um belo retiro espiritual popular missionário, que ajude seus participantes a crescerem na espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, Mestre e Senhor. A partir desse objetivo propiciará a reflexão sobre o ‘serviço cristão ao mundo’, com apresentação, a cada dia, de um espaço de ação dos leigos e leigas: família e mundo do trabalho; política e políticas públicas; comunicação e educação; cultura e casa comum; superação da violência e cultura da paz.

Os organizadores do evento esperam que a Semana Missionária Nacional seja um instrumento para colocar o Ano do Laicato nas ruas, levando a Igreja ao encontro dos mais pobres e excluídos em todas as periferias, geográficas e espirituais, esforço indicado pelo Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium: “A Igreja ‘em saída’ é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, pôr de parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acompanhar quem ficou caído à beira do caminho”.

Em obediência ao que pede o Santo Padre, a Família Excelsior colabora para que a Igreja mantenha-se em estado permanente de saída, indo ao encontro daqueles que estão sedentos da Palavra por meio dos veículos de comunicação.

Com a ação contínua de cada integrante da Família Excelsior, a Rede Excelsior de Comunicação assume o papel de um grande areópago moderno, capaz de alcançar até mesmo os que se encontram mais distantes ou em condição de saúde que não permita frequentar o seio da Igreja. É dessa forma, entrando para a Família Excelsior, que os cristãos leigos também são chamados a evangelizar com a força de seu testemunho, do seu compromisso e da sua fé.

SUBSÍDIOS – A Semana Missionária Nacional ‘Igreja em Saída’ oferecerá subsídios que auxiliarão os grupos de reflexão na realização de seminários locais e diocesanos. O texto-base com todas as propostas apresentadas pelo CNLB e pelos Conselhos Missionários Regionais (Comires) foi aprovado no Conselho Permanente da CNBB em fevereiro deste ano. Os Comires participaram da preparação e articulação da Semana Missionária Nacional, juntamente com a equipe nacional das Santas Missões Populares – SMP, que apontou indicativos para o evento a partir da experiência vivida com as Santas Missões em todo o Brasil e em alguns países da América do Sul.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *