Carta ao Leitor

Agosto: Mês das Vocações

Irmão, Irmã da Família Excelsior

Instituído pela CNBB em 1981, o mês de agosto é dedicado às vocações. A palavra Vocação vem do latim Vocare (Chamar). Esse chamado é um mistério que envolve diretamente Deus, a quem cabe a iniciativa de chamar, e a pessoa que responde e que é escolhida não rigorosamente a partir dos seus méritos pessoais, mas da bondade e misericórdia divina. Embora para nos ajudar a responder a esse chamado nossa Igreja reúna em quatro grupos os diversos tipos de vocação (sacerdotal, matrimonial, consagrada e leiga), todas elas têm um único fim que é a busca da santidade. Ser santo é a regra de ouro do cristão, é a vocação de todos os batizados: “Sede santos como o vosso Pai celeste é santo” (Mt 5,48).
A proposta, meu irmão, é alta e sublime, mas de uma coisa tenhamos certeza: Jesus jamais nos proporia algo que não pudéssemos alcançar. Por isso, longe de nós o medo de dizer sim ao chamado. É verdade que, neste mundo, seremos sempre joio e trigo, mas não nos esqueçamos que é Deus que nos faz santos e o que cabe a nós, dentro de nossa realidade de pessoas fracas e limitadas, é abrir-nos plenamente para o amor d´Aquele que nos ama e nos chama.
E, nesse processo vocacional, a Rede Excelsior quer ser um instrumento de descoberta e vivência da vocação, ajudando a trilhar o caminho da santidade.

Fraternalmente

Pe Aderbal Galvão

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *