Evangelização: caminho de paz

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

A mensagem do Evangelho deste 14º Domingo do Tempo Comum apresenta a Missão dos 72 discípulos, e as instruções de Jesus que os enviou como portadores da benção e da paz. A evangelização, processo que busca anunciar o Reino e ajudar a acolhê-lo nas casas e estruturas da sociedade, sempre será um caminho de paz, onde mensagem e forma de comunicar estão profundamente unidas no amor divino.

A Igreja cresce e se irradia pela caridade transformadora, que cativa e gera novos relacionamentos, libertando e curando situações familiares e sociais marcadas pelo ódio, a violência e os ressentimentos de todo tipo. Por isso, o anúncio alegre do Evangelho nos leva ao diálogo social pela paz, e a promoção integral da pessoa humana, na nova e maior justiça do Reino. O Evangelho produz a cura e restauração dos corações, possibilitando a construção de comunidades saudáveis e pacíficas.

Por isso, a recomendação de permanecer nas casas que aceitaram a bênção, a fim de edificar uma nova cultura em favor da vida, de uma nova forma de se relacionar com Deus como Pai, e de instaurar um convívio fraterno e solidário. Nesta mesma linha de pensamento, nos entristecem as teologias chamadas do domínio, ou da “guerra espiritual”, que, sem respeito pela liberdade religiosa, invadem casas ou templos alheios e expulsam pessoas que não aceitam o anúncio, sendo uma versão imitativa do Isis, ou do movimento Talibã.

O Evangelho é um presente e um dom de liberdade para as pessoas, ele só pode ser proposto, não imposto, pois nosso Deus é o Pai das misericórdias, que chama seus filhos para uma liberdade responsável e plena, nunca para a escravidão. Quando Jesus afirma a importância de limpar o pó das sandálias das casas, ou cidades que não aceitaram, significa não deixar o nosso coração ser contaminado pelo ressentimento, o ódio e a intolerância, mas na mansidão e não violência, continuar como cordeiros, edificando a paz no mundo com o perdão e a esperança. Deus seja louvado!

 

 

 

 

 

 

O post Evangelização: caminho de paz apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.