Equipes de Jovens de Nossa Senhora serão acompanhadas por Dom Estevam

O bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho acompanhará de perto as atividades das Equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), que é um seguimento das Equipes de Nossa Senhora (ENS) para casais. Na Arquidiocese de Salvador, o primeiro grupo formado por jovens teve início há três anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris.

Para que você possa conhecer melhor a missão deste movimento, a equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) preparou uma entrevista com o social da equipe de base das EJNS, Gabriel Dantas. Confira:

Pascom – Como funciona a parte jovem das Equipes de Nossa Senhora? Quais são as principais atividades?

Gabriel Dantas – As equipes jovens têm como carisma, se espelhando nos apóstolos, a vida em comunidade (equipes), tendo Maria como exemplo de santidade. As equipes atuam em vários países do mundo e no nosso país em 18 estados mais o Distrito Federal, sendo divididos em oito regiões. A equipe base funciona com oito a 12 jovens de 16 a 30 anos, um casal acompanhador (preferencialmente de uma ENS) e um conselheiro espiritual. As nossas principais atividades são as reuniões formais e reuniões informais, a missa mensal e o terço mariano mensal. As reuniões formais são os momentos nos quais meditamos o tema proposto no nosso temário, meditamos a Palavra e partilhamos experiências. As reuniões informais são muito importantes para dividirmos experiências pessoais, aprofundar a relação em equipe e aumentar a nossa intimidade e confiança. A nossa missa mensal e o terço mariano são os momentos onde, literalmente, confirmamos nossa vida em comunidade. Os terços são rezados em conjunto com todos os equipistas da equipe de base; e as missas as EJNS (Equipes de Jovens de Nossa Senhora) se juntam com as ENS (Equipes de Nossa Senhora) para celebrar em comunhão.

Pascom – Há quanto tempo vocês atuam na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e quais são os frutos já colhidos?

Gabriel Dantas – O movimento foi implantado em Salvador há três anos. Um ano apenas como equipes pilotos e os últimos dois anos como equipe de base. É importante ressaltar que as Equipes de Jovens de Nossa Senhora não é um movimento paroquial, as missas são realizadas cada mês em uma paróquia Mariana diferente e as reuniões formais são feitas nas casas dos equipistas da Equipe de Base, atuando em todo o território de Salvador. Já colhemos muitos frutos na nossa fé, caminhada na Igreja e unidade de vida; e como equipe conseguimos terminar a pilotagem e fundar duas equipes de base, estamos em processo para fundar uma equipe em Cruz das Almas.

Pascom – Os jovens que desejam participar fazem como?

Gabriel Dantas – Para participar das EJNS é bem simples, basta ter entre 16 e 30 anos, não ter filhos, ser solteiro e sem experiência conjugal (marital), professar a fé na Igreja Católica Apostólica Romana, ter o consentimento do setor e participar das reuniões de pilotagem. Essas são as regras básicas, então basta entrar em contato através do direct no Instagram do setor Salvador (@ejnssetorsalvador), ou entrar em contato comigo também via Instagram (@biel_sdantas). Se o jovem for filho de equipistas é só falar com os pais e pedir para que entrem em contato com algum dos nossos casais acompanhadores. Após o contato, damos início ao processo de pilotagem para logo depois inserirmos ele em uma equipe. Aproveitando, faço o convite para uma reunião informal que estaremos fazendo dia 7 de setembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris, para apresentar as equipes para os jovens interessados!

Pascom – A partir de agora Dom Estevam vai acompanhar vocês mais de perto. O que essa presença do bispo representa para este seguimento jovem das Equipes de Nossa Senhora?

Gabriel Dantas – Ter o bispo nos acompanhando de perto é uma bênção! Um grande enriquecimento para nos ajudar na caminhada de fé em busca da unidade de vida e santidade! Para a expansão Salvador é um passo muito grande que damos em direção da fundação do setor Salvador, pois ele vai nos auxiliar a chegar em mais jovens em toda a Arquidiocese e em outras cidades do estado.

O post Equipes de Jovens de Nossa Senhora serão acompanhadas por Dom Estevam apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.