Entenda qual é o significado e a importância da penitência no período quaresmal

A Quaresma é um tempo favorável à prática penitencial da Igreja. Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC) “esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitencias, peregrinações em sinal de penitência, privações voluntárias como o jejum e a esmola, e a partilha fraterna”.

O presidente da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Armando Bucciol, afirma que na Bíblia não se encontra a palavra penitência. Fala-se, no entanto, da necessidade e urgência de se converter, de acreditar na “bela notícia”.

Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB

O bispo explica que há o retorno dos termos ‘arrependimento’ (Mt 3,8; Lc 3,3; 2Cor 7,10; 2Tm 2,25 etc.), ‘compunção’ (At 2,37), ‘contrição’ (Sl 51,17), e o insistente convite a ‘tornar – voltar a Deus’. “A Palavra de Deus pede que vivamos de acordo com as exigências da aliança, do compromisso que o fiel acolheu e assumiu com Deus’, revela o bispo.

O termo penitência, segundo dom Armando, contém todos esses sentidos e aparece, várias vezes, nas orações da liturgia, sobretudo no tempo da quaresma. “Inspirada na Palavra de Deus, a liturgia nos ensina a orar e viver a penitência como um meio para purificar mente e coração e fazer uma experiência de Deus que torna a vida do discípulo mais coerente com os valores do Evangelho e transparência do projeto divino sobre a humanidade”, explica.

Dom Armando esclarece que desde o profeta Isaías (VIII século antes de Cristo), Deus pede aos seus fiéis um estilo de vida mais coerente com a fé que professam. O profeta escrevia:  “Lavai-vos, limpai-vos, tirai da minha vista as injustiças que praticais. Parai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem, buscai o que é correto, defendei o direito do oprimido…” (Is 1,16-17).

Segundo dom Armando é com este espírito que a penitência adquire seu sentido. “Também a celebração sacramental da Penitência deve ser um sinal de verdadeira conversão ao Senhor de toda a nossa vida”, finaliza.

O post Entenda qual é o significado e a importância da penitência no período quaresmal apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.